Foi iniciada a Causa de beatificação de Chiara Lubich

Focus
 

27 de janeiro de 2015

1271693É a catedral de Frascati (Província de Roma), a evidenciar que “é um ato eclesial”, o lugar escolhido por Dom Raffaello Martinelli, para a abertura oficial da “Causa sobre a vida, virtudes, fama de santidade e sinais” de Chiara Lubich. A cerimônia, chamada Prima Sessio, foi realizada no dia 27 de janeiro de 2015 às 16h, com transmissão ao vivo, pela Internet.

Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, comunicou a notícia às pessoas que aderem à espiritualidade do Movimento, fazendo votos a todos que a vivem de serem “um testemunho vivo” da santidade coletiva proposta e vivida por Chiara Lubich.

O primeiro documento necessário para iniciar a Causa foi apresentado no dia 7 de dezembro de 2013, septuagésimo ano da fundação dos Focolares: foi assinado o pedido formal ao bispo de Frascati, Dom Raffaello Martinelli, por parte da presidente Maria Voce. Com aquele ato dava-se uma resposta a muitas pessoas que haviam expressado o desejo de que este pedido fosse apresentado, com o objetivo de aumentar, em todos, o compromisso espiritual e moral visando o bem da humanidade. Nos meses seguintes Dom Raffaello providenciou o cumprimento dos atos canônicos exigidos.

No território da Diocese de Frascati encontra-se o Centro Internacional do Movimento dos Focolares, em cuja sede Chiara Lubich viveu grande parte da sua vida e faleceu. O seu corpo está sepultado na capela deste mesmo Centro.

Comunicado do dia 19/01/2015

Comunicado do dia 27/01/2015

Mensagem do Papa Francisco

Edital

Photo gallery

Clipping (em português)

Biografia resumida

Biografia cronológica

Atualizado em 22 de janeiro de 2015

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também