Refugiados: empenho renovado e maior convergência

Focus
 

7 de setembro de 2015

Pope-Francis-LampedusaAs palavras do papa Francisco, no Ângelus do dia 6 de setembro, tocam a consciência. Elas indicam uma ação concreta para socorrer algumas centenas de milhares de pessoas que vivem o drama de ser refugiados, obrigados a deixar a própria casa.

Em nome do Movimento dos Focolares, Maria Voce expressa “gratidão ao apelo corajoso e concreto do Santo Padre”, e evidencia a decisão de fazer o que ele solicita “abrindo ainda mais as nossas casas e lugares de acolhida”.

Existem já muitas iniciativas pessoais e de grupos, promovidas pelos Focolares, em andamento em várias nações no Norte da África, Oriente Médio, Europa, Sudeste da Ásia, América do Norte e do Sul: são de suporte aos milhares de pessoas provenientes de Mianmar nos campos de refugiados da Tailândia, o Bed & Breakfast aberto aos imigrantes na Província de Florença, Itália, a acolhida aos refugiados em Szeged e outras cidades da Hungria e da Áustria, em Lyon com acolhida de famílias, as cartas ao Presidente do Uruguai para estimular a acolhida de refugiados, para citar algumas entre os milhares de exemplos recolhidos na plataforma do United World Project. Mas não é suficiente.

“É necessário fazer ainda mais”, afirma Maria Voce, para sensibilizar os vértices da política, os circuitos do comércio de armas, sensibilizar quem determina as escolhas estratégicas, as quais – como se começa a demonstrar – podem partir da base com a mobilização da sociedade civil. A presidente dos Focolares, além disso, exortou os participantes do Movimento “a empenhar‐se e a convergir ainda mais”, para promover, junto àqueles que se mobilizam nesta direção, ações que servem para desmascarar as causas da guerra e das tragédias que afligem muitos pontos do planeta, com o objetivo de levar justamente lá a solução, “colocando à disposição as nossas forças, meios e disponibilidade”.

 

Comunicado 07/09/2015

“Queremos a paz e a unidade entre os povos”

Apelo dos Jovens por um Mundo Unido

Atualizado em 24 de setembro de 2015

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também