2007-2017: dez anos de Sophia

Focus
 

O Instituto Universitário Sophia, fundado por Chiara Lubich, inicia o ano letivo com a inauguração de um novo centro de pesquisa

503af540-d27d-4da4-88f9-d37f862ad876_0O Instituto Universitário Sophia, desejado por Chiara Lubich para “ensinar a Sabedoria”, completa dez anos. Segundo Piero Coda, reitor do Instituto, é essa tarefa que orienta a vida deste “lugar no qual a sabedoria divina e a pesquisa humana do saber tornam-se uma só coisa.” “Sophia é uma ideia inovadora de universidade, caracterizada por uma grande variedade interdisciplinar e de encontro dos saberes.” Após dez anos, do seu início até hoje, se formaram 126 alunos e foram 15 os que concluíram o doutorado neste Instituto – prossegue Coda – “e aqui adquiriram os instrumentos para interpretar a atualidade e agir sendo protagonistas em um mundo plural e complexo que necessita de pessoas capazes de dialogar.”

No dia 24 de outubro, às 17h00minh, haverá a inauguração do ano letivo 2017-2018, no Auditório do Centro Internacional de Loppiano (Florença), com a presença do grão-chanceler do Instituto, cardeal Giuseppe Betori, da vice-grão-chanceler Maria Voce, do corpo docente e dos funcionários de Sophia. Participarão como convidados especiais, entre outros, Dom Vincenzo Zani, professor Stefano Zamagni, professor Vincenzo Buonomo, Pasquale Ferrara, embaixador e o Dr. Adnane Mokrani.

Na manhã do mesmo dia, às 09h00minh, no Salão Nobre do Instituto Sophia, haverá a inauguração de Sophia Global Studies, o novo centro de pesquisa, formação e diálogo. Este centro é destinado a formar líderes capazes de lidar com os desafios globais e terão os instrumentos necessários para promover o diálogo e a paz. Paolo Frizzi, coordenador acadêmico do Centro, afirma: “A complexidade do mundo de hoje solicita perspectivas integradas e unificadas e tem como objetivo tornar-se um ponto de referência no campo dos estudos globais, especialmente colocando-se em diálogo os meios e as competências que derivam das várias disciplinas.”

Sophia Global Studies

Saudação de Maria Voce

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também