Inauguração da Cátedra Ecumênica Internacional Patriarca Atenágoras-Chiara Lubich em 14 de dezembro de 2017 no Instituto Universitário Sophia de Loppiano

Focus
 

A aula inaugural da cátedra ministrada por S.E. Gennadios Zervos, Metropolita da Itália e de Malta, terá como tema “O Patriarca Atenágoras e Chiara Lubich, protagonistas da unidade”.

flyerA cátedra, única no panorama acadêmico e cultural internacional, nasce depois de 50 anos do primeiro encontro entre o Patriarca Atenágoras I e Chiara Lubich.

Tendo como pano de fundo a crise dos equilíbrios políticos, sociais e religiosos seja no Oriente Médio seja entre as duas margens do Mediterrâneo, a instituição da cátedra assume uma relevância cultural e social a nível internacional, propondo a ativação de laboratórios de estudo e pesquisa para as novas gerações, que fazem a Europa respirar com os “dois pulmões”.

Seus objetivos fundamentais são estudar o significado cultural, revisitar as etapas históricas e analisar as implicações existenciais e sociais do caminho ecumênico em direção à plena unidade das Igrejas, com a troca de riquezas espirituais, teológicas e culturais do Oriente e do Ocidente cristãos. Além disso, também oferecer um lugar e percursos de formação academicamente qualificados a quem quer se preparar para dar a própria contribuição de pensamento, diálogo e vida para a promoção da unidade entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica a serviço do encontro entre os povos e culturas.

Programa do Ano Acadêmico 2017/2018 (em italiano)

Mensagem do Papa Francisco

Mensagem do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I

Mensagem de Maria Voce

Aula inaugural de S.E. Gennadios Zervos (em italiano)

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

 

Veja também