GENFEST2018: muros e negações não são as últimas palavras

Focus
 

No encontro mundial dos jovens do Movimento dos Focolares em Manila (Filipinas), se falará das fronteiras pessoais, sociais, políticas e como superá-las. O evento ocorrerá de 6 a 8 de julho e será transmitido ao vivo pela internet.

Os jovens do Movimento dos Focolares escolheram para seu evento mundial que ocorrerá em Manila de 6 a 8 de julho, o tema das fronteiras, como diz o título “Beyond all borders” (além de todas as fronteiras). É um convite a uma mudança de perspectiva corajosa ao olhar para os povos, culturas e economias; uma inversão necessária, dizem, nesses tempos de exasperação das particularidades e fechamentos sociais.

Nascido em 1973, de uma ideia de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, o Genfest chega neste ano a sua 11ª edição e, pela primeira vez, ocorrerá fora da Europa, na capital filipina, de 6 a 8 de julho. São esperados 6.000 jovens do mundo inteiro, de 18 a 30 anos, e outros milhares participarão nas 23 edições locais.

Eles querem levar cada indivíduo e nossas nações a olhar para fora do próprio perímetro pessoal, cultural, religioso, político, para encontrar os outros e deixar-se ‘contaminar’ pela diversidade. O Genfest será um laboratório único para o mundo: os participantes vão encontrar os instrumentos para poder fazer uma mudança em si mesmos e nos próprios ambientes, para passar ‘do eu ao nós’.”

Os testemunhos terão grande espaço: gestos de ajuda e reconciliação em situações de conflito, atividades de apoio a populações em campos de refugiados e acolhida nas cidades, o empenho por um novo modo de fazer política, o diálogo entre diferentes religiões, etc.

Na tarde de 7 de julho, o Genfest propõe a ação Hands for Humanity: os jovens poderão escolher dentre 12 atividades de solidariedade, acolhida e requalificação urbana que serão desenvolvidas em diversos pontos de Manila.

Uma Explo (das palavras “Exposition” e “Exploration”) conduz o visitante a uma experiência sensorial imersiva na história da humanidade, contada da perspectiva da fraternidade universal.

Haverá 110 fóruns e workshops sobre temas-chaves para a construção de sociedades abertas e solidárias: das técnicas de limpeza urbana e cuidados com o território, às formas de imprensa social, à gestão dos conflitos pessoais e políticos, ao uso das mídias sociais para a paz e muitos outros.

Para acompanhar o Genfest

Será possível seguir a transmissão ao vivo, feita em inglês com traduções para o francês, italiano, português e espanhol, pelo site dos Jovens por um Mundo Unido: http://www.y4uw.org/live

Horários das transmissões (horário de Manila, UTC/GMT +8):

6 de julho: 16h-18h30 e 20h-21h45

7 de julho: 17h45-18h45 e 20h-21h45

8 de julho: 10h30-13h

Mídias sociais da manifestação:

Facebook: www.facebook.com/genfest/ ou @genfest

Twitter: https://twitter.com/genfest_en ou @genfest_en

Instagram: www.instagram.com/genfest.official/

Youtube: genfest-official ou https://www.youtube.com/c/GenfestOfficial 

 

Comunicado de imprensa – 8 de julho de 2018

Comunicado de imprensa – 26 de junho de 2018

Programa do Genfest

Dossiê Jovens por um Mundo Unido

Dossiê Genfest em Manila

Dossiê O que é o Genfest

Álbum fotográfico

Veja também