雅爾欣妮特.瓦斯康卓魯斯.度.納斯茲曼圖(Alzinete Vasconcelos do Nascimento )

 
「我寧願死也要愛祢!」(生於1959年8月18日,卒於1996年1月13日)
7

雅爾欣妮特(Alzinete)的一生坎坷,來自一個既貧窮又問題重重的家庭;被頑疾腫瘤糾纏了12年,終於37歲魂歸天國。然而雅爾欣妮特曾揀選永遠忠信於天主,只藉著這個「寧願死,也要愛祂」的心願,有能力克服一切考驗。

雅爾欣妮特生於巴西(Brasile)北部里約邦高(Rio Branco),有八個兄弟姊妹。由於父親的種種問題,家庭的經濟陷於困境,母親承擔父職,苦養孩子,幸虧在學校當上老師,才能給雅爾欣妮特攻讀大學。

1980年雅爾欣妮提在朋友的邀請下參加普世博愛運動舉行的一個聚會,她回想說:「他們分享實踐福音的生活經驗,他們說他們為耶穌做一切事情。我心想,我也做了許多事情,但從沒有想到以這種方式,為祢而做一切!」

於是她也開始這樣生活,首先由小事情做起:「每當聽到媽媽要我做事情,我馬上站起來,即使我沒有行動,但我重複說:『耶穌,我為祢的!』晚上,我感到快樂無比,因為我們盡量為耶穌做一切。」

這種新的生活方式甚至改善了與父親的關係。雅爾欣妮特記得耶穌的話,無論我們對弟兄做的任何事都視為對祂做的。(參閱瑪25:40),於是她首先打破與父親僵硬的態度,以另一種方式對待他,透過細微的關心,並嘗試交談。他們的關係有明顯的改變。

那段日子,雅爾欣妮特參加在瑪瑙斯(Manaus)舉行的瑪利亞之城,即普世博愛運動給所有附屬成員主辦的大型活動。主題是以一種更徹底的方式生活合一的理想,要定志不因小小困難而放棄,每次失敗後都重新開始。

恰恰就在那段時間雅爾欣妮特發現患了重病,這樣便改變了她的生活。她要到里約熱內盧接受特別治療。一些普世博愛運動附屬成員總在她身邊,他們具體的愛給雅爾欣妮特很大的鼓舞,勇於安祥地面對病苦,甚至是最煎熬的時刻,尤其是她母親患病的那兩年,她分享說:「媽媽來到里約熱內盧為要照顧我,怎料是我看顧她,直到臨終一刻。」

雅爾欣妮特面對許多的苦況,總不會失掉平靜的心態,怎樣解釋她如何對待嚴峻的考驗?秘訣就是把每個痛苦交托給天主,恰恰是她那份內在的光照,能照射給在她身邊的任何人。

許多人都因她的笑容而打動,他們對雅爾欣妮特說:「生命是美好的,你必須要活下去!」然而,她早已深知自己生命的意義:「我祈求天主照顧我,而祂願意奪回我的生命,那麼,我就高興地給祂。」

1996年1月13日,雅爾欣妮特返抵天鄉,認識她的人,已經在她身上學會這句口號:「寧願死,我也要愛祢!」

評論的守則(500)

 

Feedback

  1. Aparecida Cardoso

    L’ho conosciuta personalmente quando partecipavo del movimento a Rio de Janeiro e quando lei ha vissuto da me per qualche tempo. Mia madre l’ha presa come figlia. Era incredibile e meraviglioso vedere la sua forza che veniva proprio da Dio e che le dava la serenità che solo coloro che si fidano pienamente di Lui possono avere. Essere accanto a lei significava proprio sentire la presenza di Gesù . Lei è stata proprio un segno di Dio per tutti i quanti l’abbiano conosciuta.

    回复
  2. Margarida

    Eu também fui agraciada, fiquei alguns dias ao lado de Alzinete, quando estava no hospital e em sua casa na Tijuca – RJ, aprendi muito e aprendo até hoje com sua vida, foi e é importante tê-la conhecido, como Deus foi bom para mim em fazer meu encontro com ela.

    回复
  3. Bernadete

    Tive a graça de estar perto de Alzinete e experimentar a força que vem de Deus. O seu testemunho foi sempre forte, corajoso. Ela viveu intensamente por Deus, esquecendo-se dela mesma, principalmente quando sua mãe adoeceu. Obrigada Alzinete e confio a você essa região, a sua cidade que tanto você amou.

    回复
  4. ANA PAULA DA CONCEIÇÃO PINTO

    testemunhos assim nos encorajam para viver o Vangelo a cada dia com mais intensidade de amar jesus no outro.

    回复
  5. Nuala M. Daly

    She is an inspiration to all of us.

    回复
  6. Verônica - Koni

    Fui uma gen no mesmo período em que Alzinete se encontrava no Rio de Janeiro para o seu tratamento de saúde, tive a oportunidade muitas vezes de estar ao lado de Alzinete, em alguns momentos, que a acompanhei ao hospital, saia de lá edificada pela força, pela serenidade e sobretudo pela confiança que ela tinha no amor de Deus. A última carta que ela escreveu para as gen eu as guardo até hoje comigo. Algumas vezes, lí esta cartinha para as gen, para que esta nova geração encontre modelos de vida gen personificado naquela medida que Chiara nos deixou.
    Obrigada Alzinete pela sua vida.
    Verônica (Koni) – Focolare de Maceió/AL.

    回复
    • Júlia (Salvador)

      Também tive a imensa graça de conviver com a nossa querida Alzinete nos seus últimos anos como gen. Não me lembro de não ter me sentido amada por ela, mesmo nos momentos mais difíceis, de grandes dores físicas ou pela perda de sua mãe. Seu olhar era puro e sua voz sempre doce. Vivia o momento presente com muita serenidade e com caridade constante. Todos os anos, no dia 13 de janeiro, me lembro dela. Sei que ela intercede pela Obra , em especial, pelas gen, por quem sempre teve um grande amor.

      回复

另外可以瀏覽