Lo sentimos, pero este artìculo todavía no està disponible en español For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O simpósio foi organizado pela Mahachulalongkorn Rajavidyalaya University, de Chiang Mai, em colaboração com o Movimento dos Focolares e a Rissho Kosei-kai, movimento leigo budista que há vários decênios atua como protagonista no diálogo inter-religioso mundial.

O tema do encontro, “Darma, Compaixão e Ágape no mundo contemporâneo”, tem um sub-título em grande sintonia com as problemáticas do mundo atual: “A resposta das religiões aos desafios do mundo globalizado”. É significativo que tenham sido os próprios interlocutores budistas a desejarem que tal problemática fosse abordada durante o Simpósio, o que veio a confirmar a sua transversalidade, que chega a homens e mulheres de qualquer país, prescindindo das culturas e das religiões.
Os participantes são cerca de 50 pessoas, provenientes do Japão, Coréia, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Sri Lanka, Bangladesh, Inglaterra e Itália. Entre eles, como observadores, estarão presentes cerca de 30 monges, estudantes de pós-graduação na universidade budista de Chiang Mai.

Na cerimônia de abertura, realizada no templo de Wat Phrathat Sri Chomthong Voravihara, estiveram presentes autoridades de várias religiões. O arcebispo Salvatore Pennacchio, Núncio Apostólico da Tailândia, foi hóspede de honra, juntamente a d. Andrew Vissanu Thaya-anan, sub-secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo inter-religioso, o novo arcebispo de Bancoc, d. Francis-Xavier Kriengsak Kovithavanij, d. Chusak Sirisut, bispo de Nakhon Ratchasima e presidente da Comissão para o diálogo inter-religioso da Conferência Episcopal Tailandesa, e o bispo da diocese de Chiang Mai, d. Francis Xavier Vira Arpondratana. A Rissho Kosei Kai está sendo representada pelo seu presidente, Nichiko Niwano, que dirigiu uma mensagem aos presentes. Por parte do budismo theravada, teve a palavra, durante a cerimônia, a maior autoridade da região de Chiang Mai – Phra Tepkosol – e Phra Thammankalajarn (também conhecido como Ajahn Tohng Sirimankalo), que ofereceu o seu centro de meditação vipassana, adjacente ao templo do qual é titular, para o desenvolvimento do Simpósio. Houve também a presença de representantes de instituições. Significativa foi ainda a participação do Diretor da Secretaria para as Relações com religiões e culturas do Conselho Mundial de Igrejas, de Genebra, dr. Shanta Premawardhane.

O Simpósio dá continuidade a outros dois, realizados em Roma em 2004 e 2008, e ainda àquele, cujos anfitriões foram os Movimentos Rissho Kosei Kai e Tendai-shu, em Osaka (Japão), em 2006. O amor cristão e a compaixão budista serão a base de tudo o que acontecerá nos próximos dias. Foi este o espírito que caracterizou os simpósios precedentes, quando cada participante comprometeu-se a uma busca sincera daquilo que une, para contribuir ao crescimento da fraternidade universal.

No dia 3 de fevereiro falará a presidente do Movimento dos Focolares, atualmente em visita à Ásia, Maria Voce, será recebida ainda na Mahachulalongkorn Rajavidyalaya University, de Chiang Mai, dia 5 de fevereiro, quando falará aos monges. 
 

Comments are disabled.