En attente de traduction française… Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans une autre langue. Vous pouvez cliquer le lien pour changer de langue active.

 

«Quem poderá cancelar da alma o momento extraordinário que vivemos juntos?», escrevem de Brasília. Esta é apenas uma da muitas, muitíssimas impressões que chegaram após o dia 25 de setembro, dia no qual Chiara Luce Badano foi proclamada bem-aventurada.Um dia inesquecível para as 25 mil pessoas presentes, mas também para os milhares que acompanharam o evento, em muitos ângulos do planeta. De Madri disseram: «Comoveu-me ver pessoas de tantos países reunidas pela simples e intensa vida de uma jovem». «A festa de beatificação era como um encontro que se vive aqui, na terra, e também lá, no Céu – referiram da Eslováquia –. Em mim ficou principalmente o pensamento que vale a pena viver bem a única vida que temos»

Foram muitos os que acompanharam os três momentos, do rito, da festa na Sala Paulo VI e a missa em ação de graças, por meio da TV ou na internet. Em Joanesburgo, por exemplo, as gen (jovens do Movimento dos Focolares) passaram todo o fim de semana juntas, para seguir o evento pela web. Até na Sibéria puderam ver a celebração, ao vivo. No Brasil, por meio das transmissões de três redes de televisão católicas, internet e rádio, foram alcançadas mais de 900 mil pessoas.

Em muitos lugares foram feitas celebrações simultâneas. Na região de Belém, norte do Brasil, estiveram presentes 10 mil pessoas, nas 17 missas em ação de graças. Só em Teresina, onde o evento foi inserido no contexto do Congresso Eucarístico Diocesano, eram cerca de 4 mil, na missa celebrada por d. Dimas, secretário da CNBB, e uma vigília para os jovens. Também na Ilha Reunião, no Oceano Índico, mil pessoas recolheram-se em uma igreja, e falaram deste momento inesquecível vivido na missa por Chiara Luce. Uma grande festa foi organizada em Bujumbura, no Burundi e, ainda na África, cerca de mil pessoas reuniram-se na Mariápolis Piero, no Quênia.

Mas mesmo com a distância de alguns dias as repercussões não diminuíram. De Malta contam: «Estamos ainda no aeroporto, depois de ter vivido dias maravilhosos e cheios de alegria. Foi uma experiência inesquecível, uma experiência de Deus que tocou os corações deixando o desejo sincero de santidade, com o exemplo de Chiara Luce». E ainda um pensamento do Iraque: «A beleza da sua santidade é que não era uma consagrada, mas era santificada graças ao seu sim cotidiano à Vontade de Deus». Enfim, sempre do Oriente Médio, em especial da Jordânia: «Obrigada, Chiara Luce, por ter acordado a nossa consciência. Como nas olimpíadas é passado o bastão, assim você doou a felicidade e a alegria do Céu a todos os jovens do mundo».

O dia 29 de outubro é o indicado pela Igreja para recordar, na liturgia do dia, a bem-aventurada Chiara Badano. Nesta próxima sexta feira, no Santuário do Divino Amor (Roma), onde foi realizada a cerimônia de beatificação, no dia 25 de setembro, está prevista uma celebração de festa.
 

 

No Brasil, por meio das transmissões de três redes de televisão católicas, internet e rádio, foram alcançadas mais de 900 mil pessoas.

 

 

 

 

 

 

Comments are disabled.