Ci spiace, ma questo articolo non è ancora disponibile in italiano. Per ragioni di convenienza del visitatore, il contenuto è mostrato sotto nella lingua alternativa. Puoi cliccare sul link per cambiare la lingua attiva.

CN_corda_04B Nesta obra, a abordagem do Autor parte do pressuposto de que é preciso ter uma visão integral do ser humano, não o reduzindo as “suas dimensões biológicas, sociológicas e psicológicas. Esquece-se da dimensão espiritual, hoje considerada um tipo de inteligência, centro da vida e do projeto de quem tomou a decisão de abraçar uma profissão humanitária”. Pois “o ser próprio do homem e da mulher consiste em sua capacidade de autotranscedência e autodoação”. É nessa base que ele, com o instrumental da logoterapia, analisa as causas do desgaste profissional, as relações interpessoais no ambiente de trabalho e a cultura dominante, para propor elementos de uma “cura da alma ‘desgastada’”.

Burnout, ou desgaste profissional, ou ainda desânimo profissional, é uma síndrome que vem acometendo um número crescente de profissionais. Afeta especialmente os que atuam na saúde, educação, trabalho social, assistência espiritual, enfim, quem trabalha com pessoas e para pessoas. Distingue-se do estresse e da depressão, caracterizando-se por um cansaço emocional, pela despersonalização das relações pessoais e pela perda de sentimentos de autoeficiência e realização no trabalho.

A atual sociedade pós-moderna, consumista, de temporalidade fragmentada  e com suas neuroses coletivas, favorece esse desgaste, impedindo aos profissionais sentirem-se realizados com seu trabalho e,  em última análise, com a própria vida.

O autor

Almada (1965- ), argentino, é psiquiatra e psicoterapeuta da escola logoterápica. Foi presidente e iniciador das sociedades de logoterapia do Uruguai e do Paraguai. Licenciado em filosofia e diplomado em ciências religiosas, seu trabalho tem-se interessado pelos espaços teóricos da fronteira entre psicologia,  psiquiatria,  filosofia  e  espiritualidade.  Promove cursos e palestras na América Latina, Europa, Ásia e África, enfrentando com sensibilidade o desafio da  multiculturalidade.

Maiores informações:

(11) 4158-8890 / 4158-8893

www.cidadenova.org.br

vendas@cidadenova.org.br

 

No comment

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *