Falecimento de Oreste Basso, focolarino, colaborador de Chiara Lubich na direção do Movimento

Focus
 

17 de abril de 2013

Oreste Basso, um dos mais próximos colaboradores de Chiara Lubich desde a década de 50 faleceu serenamente, com a idade de 91 anos, na noite de 14 de abril. Ele exerceu funções de grande responsabilidade na direção do Movimento dos Focolares. Foi ordenado sacerdote em 1981 e considerava este ministério como serviço e apelo a um amor maior.

Foi eleito Copresidente do Movimento em 1996, desempenhando uma função fundamental no momento da morte da fundadora (14 de março de 2008) e, durante a sucessiva Assembléia Geral (julho de 2008) que teria elegido aquela que deveria suceder Chiara Lubich como presidente, um fato absolutamente inédito para os Focolares.

Por meio da Secretaria de Estado o Papa Francisco enviou a Maria Voce, Presidente do Movimento, uma calorosa mensagem de participação na qual recorda «o generoso serviço eclesial como zelante sacerdote, que soube prodigar-se no alegre anúncio do Evangelho e no diligente testemunho da caridade».

O Secretário de Estado Cardeal Tarcisio Bertone e o Cardeal Rylko, Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos também enviaram mensagens manifestando sentimentos de condolências.

O Centro Internacional dos Focolares continua recebendo inúmeras mensagens de participação e de profunda gratidão pelo incansável trabalho feito por Oreste Basso a serviço da Igreja, no Movimento, e pela sua vida limpidamente evangélica.

O funeral foi celebrado na segunda-feira, 15 de abril, no Centro Internacional do Movimento dos Focolares, em Rocca di Papa (Roma).

Comunicado de Imprensa

Atualizado em 18 de abril de 2013

UF

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também