“Be the Bridge”

Focus
 

24 de abril – 2 de maio de 2013

Em Jerusalém, provenientes do mundo inteiro, em nome da fraternidade

De 24 de abril a dia 1° de maio de 2013, cento e vinte jovens provenientes de vinte países, como representantes de dezenas de milhares deles, vivem em Jerusalém a conclusão do ano do Genfest. Escolheram a Terra Santa, território símbolo de contrastes e divisões, mas imprescindível conexão para um futuro de paz. Escolheram a cidade de Jerusalém para vivenciar a experiência de “ser pontes” de fraternidade!

Estão previstos vários eventos acadêmicos e interreligiosos. Muito significativo o que acontecerá na Universidade de Belém: um “Fórum sobre a Fraternidade Universal’ e a reunião com a Sra. Vera Baboun; em Jerusalém, o simpósio interreligioso com a participação do Rabino Ron Kronish, diretor do ICCI (Interreligious Coordinating Council).

Também o contato com a vida cotidiana das pessoas daquela região, entre os quais os membros dos Focolares. Entre as várias atividades desses dias acontecerão workshop promovidos pelas bandas musicais Gen Rosso e Gen Verde, para os estudantes de varias escolas de Israel e da Palestina e que se concluirão com dois concertos.

No dia 1° de maio, um flashmob e uma caminhada pela paz em Jerusalém e, como conclusão, um programa life streaming que envolverá os jovens do mundo inteiro. Previstas também conexões two ways com Loppiano (Itália), Mumbai e Budapeste.

Com estes eventos inicia-se a Semana Mundo Unido, compromisso anual desde 1996, dos Jovens por um Mundo Unido, ponta do iceberg do empenho concreto deles para promover a unidade e a paz em todas as situações em que se encontram.

“Sejamos pontes”, portanto, em conformidade com o Projeto Mundo Unido que foi lançado exatamente durante o Genfest 2012.

Um compromisso assumido com responsabilidade que deseja acatar o apelo do Papa Francisco aos jovens: “Não permitam que a esperança de vocês seja roubada” e é uma natural etapa no caminho em direção à JMJ 2013, no Rio de Janeiro.

Comunicado n°1

Programa

“Be the Bridge” website

Atualizado em 29 de abril de 2013

UF

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também