Semana Mundo Unido, 1-11 de maio de 2014

Focus
 

28 de abril de 2014

Uma rede mundial cujo centro é a África. Terá início, em Nairóbi, uma conexão mundial que, no dia 1° de maio, às 13h (CET), unirá jovens dos cinco continentes para inaugurar a Semana Mundo Unido 2014: “Bridging cultures”, uma infinidade de atividades e ações dos Jovens por um Mundo Unido, presentes em todos os continentes, centralizadas na partilha recíproca.

Sharing with Africa”. É o slogan para expressar a reciprocidade que, neste ano, a SMU quer concretizar tendo como foco o continente africano, símbolo de cores, culturas e desafios, para aprofundar alguns fundamentos das culturas africanas, com uma partilha recíproca de dons de riquezas.

Maria Voce, Presidente dos Focolares, expressou aos jovens o reconhecimento pelo “empenho” e “a irredutível coragem” na atitude de “seguir o objetivo do Mundo Unido, imersos nos acontecimentos complexos do mundo contemporâneo e nas diferentes situações” em que se encontram. É uma “obra colossal”, acrescentou, “mas, trata-se do sonho de um Deus, como Chiara Lubich gostava de defini-lo.”

No dia 1° de maio será lançado o Atlas da fraternidade, o primeiro relatório sobre oitocentos fragmentos de fraternidade, ações corajosas que se difundem nas cidades, edificando pontes entre os homens, grupos e culturas, ações que abrem caminhos de diálogo e indicam novos rumos. Uma viagem ideal, entre meridianos e paralelos do globo terrestre, que evidencia como a fraternidade colocada em prática envolve o mundo. Constitui o primeiro documento do United World Project, depois do Genfest 2012, em Budapeste.

Comunicado

Ligação direta mundial (1 de maio de 2014, 13h CET)

Página dos Jovens por um Mundo Unido

Atlas da Fraternidade (em italiano, com embargo até ao dia 1 de maio de 2014)

Atualizado em 28 de abril de 2014

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também