Construtores de fraternidade

Focus
 

Ações que unem os cinco continentes, promovidas pelos jovens e pelos adolescentes dos Focolares

Primeira semana de maio, 2015

20150503_120513Semana Mundo Unido, Run4 Unity, Living Peace: três ocasiões para três iniciativas que envolvem os jovens dos Focolares e os seus amigos, no mundo inteiro, com a finalidade de dar visibilidade ao compromisso pela paz, a partilha e a solidariedade, valores vividos pelos jovens durante o ano inteiro. O objetivo é explicitar e dar a própria contribuição para a unidade da família humana.

Semana Mundo Unido

Uma ação que tece uma rede, durante a primeira semana do mês de maio, de iniciativas de diálogo e de paz. Neste ano evidencia-se o diálogo inter-religioso, com um evento internacional em Mumbai e Coimbatore, Índia, com a participação de representantes jovens do mundo inteiro. A participação de três jovens nepaleses, colhidos de surpresa pela crise humanitária provocada pelo terremoto no país deles, contribuiu a um maior envolvimento na campanha de ajuda mundial, lançada naquela ocasião (http://www.uww2015.com/).

#Run4Unity

Uma estafeta mundial que, durante o domingo, dia 3 de maio, em cada fuso horário, das 11 às 12h, envolve os adolescentes dos Focolares e os seus amigos, para dar visibilidade ao próprio empenho pela construção da fraternidade universal. Uma ação que passa por 170 cidades, cujo início se dá nas ilhas do Pacífico sul e se conclui 24h depois no Havaí.  Inumeráveis e originais as mensagens postadas nas redes sociais com o hashtag #Run4unity. No edição anterior da estafeta participaram 100.000 pessoas (http://www.run4unity.net/2015).

Living Peace

O Projeto “Living Peace” teve origem em uma escola no Cairo, há três anos, para atuar e difundir a educação e a cultura da paz. Atualmente envolve 150.000 crianças, adolescentes, jovens e adultos, de mais de 200 escolas e universidades de 103 países. E é também no Cairo, nos dias 4, 5 e 6 de maio, o evento central deste ano (http://living-peace.blogspot.it/p/italiano.html).

Comunicado – 17 de abril de 2015

Comunicado – 11 de maio de 2015

United World Week – A Flavour of Love

Run4Unity – episode 2

Preparing Living Peace 2015

Atualizado em 13 de maio de 2015

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também