Ambiente e “direitos” entre responsabilidade e participação

Focus
 

Congresso de Comunhão e Direito em Castelgandolfo (Roma)

13-15 de novembro de 2015

logoC&DUm Congresso internacional com o objetivo de refletir e debater sobre a relação entre ambiente, pessoa e direitos, considerando as legislações vigentes nas diferentes áreas geográficas e apresentando novas aberturas jurídicas de participação. A contribuição teórica se fundamenta em práticas já comprovadas: orientações de pesquisas sobre danos ao ambiente de origem ilícita, envolvimento das populações nas propostas legislativas, firmeza frente aos “poderes fortes” presentes no aparato do governo dos países, etc.

Especialistas e estudiosos em diversas áreas acadêmicas e culturais – entre as quais a economia, a física ambiental, a pedagogia, a ciência política e a arquitetura – contribuirão para enriquecer a reflexão, para confirmar a sua complexidade e para evidenciar a urgência dos temas em questão. Como pano de fundo das diversas temáticas evidencia-se a perspectiva de uma visão unitária capaz de recompor, em uma antropologia relacional, os dois termos: homem e natureza.

Comunhão e Direito é uma rede de pesquisadores, estudantes e agentes dos vários campos do direito, e teve origem em 2001, como emanação cultural do Movimento dos Focolares.

 

Comunicado, 09/11/2015

Programa

Entrevista com Adriana Cosseddu, professora de Direito Penal e coordenadora de Comunhão e Direito

 

Atualizado em 12 de novembro de 2015

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também