Caminhando Juntos. Cristãos em direção à unidade

Focus
 

Uma Semana Ecumênica promovida pelo Focolare, de 9 a 13 de maio de 2017, em Castelgandolfo (Roma), com a participação de cerca 700 cristãos de 70 Igrejas e Comunidades Eclesiais.

Atenágoras I e Chiara Lubich
Atenágoras I e Chiara Lubich

A unidade entre as Igrejas necessita de heróis, heróis na fé, heróis diante da história, tem necessidade de heróis na espiritualidade que têm um espírito humilde”, são palavras do Papa Tawadros II, em Alexandria, no Egito, por ocasião da primeira jornada da amizade da Igreja Copta Ortodoxa e a Igreja Católica, realizada em 2015.

Essas palavras encontraram ressonância, no discurso do Papa Francisco, durante a sua recente viagem ao Cairo: “Diante do Senhor, que nos deseja ‘perfeitos na unidade’, não é mais possível esconder-nos nos pretextos de divergências interpretativas e nem mesmo esconder-nos atrás de séculos de história e de tradições que nos distanciaram e nos tornaram desconhecidos”, e invoca a “comunhão já efetiva que cresce a cada dia”, os frutos misteriosos e sempre atuais de “um verdadeiro e real ecumenismo de sangue”, a importância de “um ecumenismo que se constrói na caminhada… Não existe um ecumenismo estático.

Esta é também a convicção de cristãos de muitas Igrejas, que vivem a espiritualidade da unidade do Focolare, fundamentados em uma experiência que prossegue há décadas.

E na atual corrente ecumênica – na qual, em primeiro lugar, estão os gestos, as palavras e as declarações assinadas por responsáveis das Igrejas, mas, também, iniciativas de cristãos em diversas regiões do globo – se insere a 59ª Semana Ecumênica (Castel Gandolfo, Roma, 9/13 de maio de 2017), que reunirá cerca 700 cristãos e 70 Igrejas e Comunidades Eclesiais, provenientes de 40 países.

Comunicado de imprensa 04/05/2017

Programa

 

Mensagem do Patriarca Ecumênico Bartolomeu

Mensagem do Cardeal Kurt Koch, Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos

Mensagem do Olav Fykse Tveit, Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas

 

Discurso do Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares

Discurso do reverendo dr. Martin Robra, responsável pela formação ecumênica permanente e pelo Caminho pela justiça e a paz do Conselho Ecumênico de Igrejas

Discurso do bispo Brian Farrell, secretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também