A Palavra de Vida deste mês provém de um texto atribuído a Tiago, personalidade relevante na Igreja de Jerusalém. Ele recomenda ao cristão a coerência entre crer e agir.

O trecho inicial da carta chama a atenção para uma condição essencial: libertar-se de toda maldade para acolher a Palavra de Deus e deixar-se orientar por ela no caminho rumo à plena realização da vocação cristã.

A Palavra de Deus tem uma força bem característica: ela é fecunda, faz germinar o bem na pessoa individualmente e na comunidade; com ela, cada um de nós encontra uma relação pessoal de amor com Deus; e ela constrói um relacionamento de amor entre as pessoas.

Ela já foi, como diz Tiago, “implantada” em nós.

“Recebei com mansidão a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar-vos.”

Foi implantada? De que modo? Isso ocorreu com certeza porque Deus, desde a criação, pronunciou  uma  Palavra  definitiva:  o  homem  é  “imagem”  Dele.  Realmente,  cada  criatura humana é o “tu” de Deus, chamado à existência para compartilhar a Sua vida de amor e de comunhão.

Por outro lado, para os cristãos, o sacramento do batismo é que nos insere em Cristo.

Cristo, que é a Palavra de Deus que entrou na história humana.

Ou seja: Ele depositou em cada pessoa a semente da sua Palavra, chamando todos ao bem, à justiça, ao dom de si e à comunhão. Quando essa semente é acolhida e cultivada com amor no próprio “chão”, ela é capaz de produzir vida e frutos.

“Recebei com mansidão a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar-vos.”

Um lugar onde Deus nos fala com clareza é a Bíblia, que para os cristãos tem o seu ponto mais alto nos Evangelhos. É preciso acolher a Sua Palavra na leitura amorosa da Escritura de modo que, vivendo-a, possamos ver os seus frutos.

Também podemos escutar Deus no profundo do nosso coração, onde nos sentimos muitas vezes infestados por tantas “vozes”, tantas “palavras”: slogans e sugestões de escolhas a serem feitas, modelos de vida, além de preocupações e medos… Mas como podemos reconhecer a Palavra de Deus e dar-lhe espaço para que viva em nós?

É preciso desarmar o coração e “render-nos” ao convite de Deus, para colocar-nos em uma livre e corajosa escuta da Sua voz, que muitas vezes é justamente a mais delicada e discreta. Ela  nos  pede  a  coragem  de  sairmos  de  nós  mesmos  e  de  nos  aventurarmos  pelos caminhos do diálogo e do encontro com Ele e com os outros, e nos convida a colaborar para tornar mais bonita a humanidade: que nela possamos todos nos reconhecer cada vez mais como irmãos.

“Recebei com mansidão a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar-vos.”

Realmente, a Palavra de Deus tem a possibilidade de transformar o nosso dia a dia em uma história de libertação das trevas do mal pessoal e social, mas espera a nossa adesão pessoal e consciente, mesmo que imperfeita, frágil e sempre peregrina.

Os nossos sentimentos e os nossos pensamentos se tornarão cada vez mais semelhantes aos do próprio Jesus; a fé e a esperança no Amor de Deus serão reforçados; ao mesmo tempo os nossos olhos e os nossos braços se abrirão às necessidades dos irmãos.

Em 1992, Chiara Lubich dava esta sugestão:

Em Jesus via-se uma profunda unidade entre o amor que Ele tinha pelo Pai celeste, e o amor para com os homens, seus irmãos. Havia uma profunda coerência entre as suas palavras e a sua vida. Isso fascinava e atraía a todos. É assim que também nós devemos ser. Devemos acolher as palavras de Jesus com a simplicidade das crianças e colocá-las em prática com toda a sua pureza e luminosidade, com a sua força e o seu radicalismo, para sermos discípulos tais como Ele deseja, isto é, discípulos iguais ao mestre: “outros Jesus” espalhados no meio do mundo. Existirá para nós uma aventura maior e mais atraente?1

Letizia Magri

 

1 Cf. Chiara Lubich, Coerência de vida, revista “Cidade Nova”, março de 1992.

9 Comments

  • Qué ganas de ser como Jesús, vivir consecuentemente entre lo que se dice y el accionar con el prójimo, amar de la manera más pura, vivir en la verdadera unidad.

  • Encontrar a Jesús eso ansío… Señor te amo y en vos confío. Amén… Señor manifiestate claro y preciso necesito verte…

  • Podemos escutar DEUS no profundo de nosso coração, mutas vezes as vozes do mundo tende a nos ofuscar, porem é preciso desarmar o coração e render nos ao convite de Deus, para escutá lo livremente, com fé, decisão e coragem de sairmos de nós mesmos e de nos aventurarmos pelos caminhos do diálogo e do encontro com ELE e com os outros. Esse trecho da palavra de vida me encorajou a seguir em frente , sem desanimar, com uma única certeza, a OBRA é de Deus, se tivermos essa convicção, nada nos detém.

  • Grazie mille! mi ha toccato molto questa frase di S. Giacomo “Egli raccomanda al cristiano la coerenza tra il credere e l’agire.”
    Ringrazio tanto a Chiara Lubich che ha insegnato a vivere la Parola…veramente mi ha fatto una grande rivoluzione d’amore nella mia vita!!!
    Oggi mi metto in questo impegno di vivere la Parola e raccontare ogni giorno tutte le esperienze che Dio mi dona!

  • Hello,
    i just to make sure that this word of life is completed…it seems that a part of it is missed?
    Thank you very much

    Mira,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *