Estas palavras, dirigidas por são Paulo à comunidade de Colossos, revelam a existência de um mundo no qual reina o amor verdadeiro, a comunhão perfeita, a justiça, a paz, a santidade, a alegria; um mundo onde o pecado e a corrupção já não podem ingressar, um mundo onde a vontade do Pai é realizada com perfeição. É o mundo ao qual pertence Jesus. É o mundo que Ele, passando pela dura prova da Paixão, abriu totalmente para nós com a sua ressurreição.

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus.”

Entretanto – como afirma são Paulo – nós não somos apenas chamados ao mundo de Cristo, mas já pertencemos a Ele. A fé nos diz que mediante o batismo nós somos inseridos Nele e, por isso, participamos da sua vida, dos seus dons, da sua herança, da sua vitória sobre o pecado e sobre as forças do mal: nós, de fato, ressuscitamos com Ele.

Mas, diversamente das almas santas que já alcançaram a meta, a nossa pertença a este mundo de Cristo não é ainda plena e manifesta, nem tampouco estável e definitiva. Enquanto vivermos nesta terra estaremos expostos a mil perigos, dificuldades e tentações que podem fazer-nos vacilar, podem frear a nossa caminhada ou até mesmo desviá-la para falsas metas.

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus.”

Compreende-se então a exortação do Apóstolo: “Procurai as coisas do alto”. Isto é, procurai sair deste mundo – não no sentido material mas espiritual – abandonando as regras e as paixões do mundo para deixar-se guiar em todas as situações pelos pensamentos e sentimentos de Jesus. Com efeito, “as coisas do alto” indicam a lei do alto, a lei do Reino dos céus que Jesus trouxe à terra e quer que realizemos desde já.

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus.”

Como viver então esta Palavra de Vida? Ela nos alerta contra a tentação de ficarmos satisfeitos com uma vida medíocre, feita de meias medidas e ambiguidades, e nos estimula – com a graça de Deus – a aderir à lei de Cristo com a nossa vida. Impele-nos a viver e a nos empenharmos em testemunhar no nosso ambiente os valores que Jesus trouxe à terra: o serviço aos irmãos, a compreensão e o perdão, a honestidade, a justiça, a retidão no nosso trabalho, a fidelidade, a pureza, o respeito pela vida, o espírito de concórdia e de paz etc.

Trata-se, como se vê, de um programa vasto quanto a vida; por isso – para não ficarmos apenas em considerações abstratas – procuremos colocar em prática durante este mês aquela lei de Cristo que é a síntese de todas as outras.

De que modo? Reconhecendo o próprio Jesus em cada irmão e irmã e colocando-se a seu serviço. Não é exatamente isso que nos será pedido ao término da nossa existência terrena?

Chiara Lubich

Esta Palavra de Vida foi publicada originalmente em abril de 1988

5 Comments

  • Cercando di vivere “cercare le cose di lassù”, mi sono reso conto di quanto siamo presi dalle cose di quaggiù. Così questo mese è stata una bella ginnastica a ricominciare sempre.

  • “Me ayudás a limpiar la cocina?”. Este pedido de ayuda cambiaba todos los planes de mi tarde libre… me costaba dejarlos de lado, pero me acordé que la Palabra de Vida de este mes decía que teníamos que ver a Jesús en cada prójimo y servirlo. Me pareció una oportunidad muy concreta para servir… Esa tarde fue, además, una ocasión para compartir. Vivir el Evangelio no es siempre fácil, pero vale la pena!

  • “Servizio al fratello, a ogni prossimo che ci passa accanto, per servire così Gesù”. Per me che sono un’educatrice, e che ho a che fare quotidianamente con i ragazzi, questo richiamo al servizio concreto, ad andare oltre la stanchezza che si accumula di giorno in giorno, è stato di grande aiuto per tutto il mese”.

  • Ho provato a “cercare le cose di lassù” in una situazione di lavoro che s’era arenata. Mi è venuto in mente che in realtà forse era un bene abbassare il ritmo che avevamo. Per quanto spererei che la situazione si sblocchi, ora mi sento sereno. Penso che forse questo nuovo atteggiamento gioverà al lavoro di tutta la squadra.

  • Fantastico, se da oggi possiamo interagire direttamente sul sito per commentare, condividere, raccontare le nostre STORIE VERE, il Vangelo che funziona ancora oggi…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *