Jesus estava sentado na barca. Quando acabou de ensinar às multidões, disse a Simão e seus companheiros que lançassem as redes de pesca ao mar. E Simão, embora afirmando que já tinham se esforçado a noite inteira sem resultado, acrescentou: “Pela tua palavra, lançarei as redes.”

Feito isso, as redes ficaram tão cheias de peixe, que estavam para se romper. Vieram, então, companheiros para ajudá-los e também eles encheram as barcas de tal modo que quase afundavam. Simão, muito espantado – como também estavam Tiago e João, seus companheiros –, jogou-se aos pés de Jesus, dizendo-lhe: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador”. Mas Jesus lhe respondeu que não tivesse receio, pois dali em diante ele se tornaria pescador de homens. E a partir daquele instante, Simão, Tiago e João se tornaram seus discípulos.

Esta é a narração da pesca milagrosa, que simboliza a futura missão dos apóstolos. A atitude de Pedro é um modelo não só para os outros apóstolos e para os seus sucessores, mas também para cada cristão.     

    “Pela tua palavra, lançarei as redes.”

Após uma noite sem resultados, Pedro, profissional de pesca, poderia muito bem ter feito um sorriso e se recusado a aceitar o convite de Jesus para jogar as redes durante o dia, momento ainda menos favorável para pescar. No entanto, indo além das suas considerações, ele confiou em Jesus.

Esta é uma situação típica pela qual também nos dias de hoje deve passar todo cristão, justamente pelo fato de ser alguém que crê. Com efeito, a sua fé é colocada à prova de mil maneiras.

Seguir Cristo significa decisão, empenho e perseverança, enquanto que no mundo em que vivemos tudo nos parece convidar ao comodismo, à mediocridade, ao “deixa pra lá”. A tarefa se apresenta como árdua demais, inatingível, fracassada de antemão.

É preciso, então, ter a força para seguir adiante, para resistir ao meio ambiente, ao contexto social, aos amigos, aos meios de comunicação.

É uma provação dura a ser combatida dia por dia, ou melhor, hora por hora.

Mas quando enfrentamos e abraçamos essa provação, ela serve para fazer-nos amadurecer como cristãos, para fazer-nos experimentar que as extraordinárias palavras de Jesus são verdadeiras, que as suas promessas se cumprem e que é possível fazer de nossa vida uma aventura divina, mil vezes mais fascinante do que qualquer outra que possamos imaginar. Enquanto no mundo a vida é muitas vezes tão pesada, monótona e infrutífera, nós poderemos, por exemplo, testemunhar que Deus sabe presentear abundantemente quem o segue: dá o cêntuplo nesta vida, além da vida eterna. É a pesca milagrosa que se repete.

         “Pela tua palavra, lançarei as redes.”

Como, então, podemos colocar em prática essa Palavra de Vida?   Tomando também nós a mesma decisão de Pedro: “Pela tua ‘palavra’…”. Confiar na Palavra de Jesus; não duvidar daquilo que Ele pede. Pelo contrário, basear nosso comportamento, nossa atividade, nossa vida na sua Palavra.

Dessa forma, colocaremos os alicerces da nossa existência sobre o que há de mais sólido e seguro. E contemplaremos, admirados, que justamente lá onde se esgotam todos os recursos humanos, Deus intervém; e que lá onde é humanamente impossível, nasce a vida.

                                                                           Chiara Lubich


 Esta Palavra de Vida foi publicada originalmente em fevereiro de 1983.

11 Comments

  • “Contemplaremos asombrados…”
    Dios está ahí, haciendo siempre el milagro para nosotros, tenemos que darnos cuenta que hay que tirar las redes, Él no va a tirar los peces al barco, hay que abrir los ojos, despertar a lo que nos toca, el hace TODO lo demás.
    Gocemos y disfrutemos de este amor que se nos regala.

  • Ciertamente en momentos de Crisis parece que todo esfuerzo humano es inutil, sin embargo no olvidar que nuestra seguridad está sólo en Jesús a quien elegimos, lo demás es transitorio aunque no se vea de esa manera,Dios permite algo malo para prepararnos algo mejor.Por eso hay que hacer todo para su gloria que es lo que el nos pide. Señor Jesús en tu nombre quiero hacer todo este día llevalo tú a buen término y hazlo fecundo en mi vida.

  • Enorme desafio de Jesus, lancar as redes depois de termos passado toda a nossa vida a pescar no vazio! A vida com Jesus oferece-nos mais oportunidades.

  • ….passando oltre il suo ragionamento, Pietro, si fidò di Gesù.
    Si, non facile, ma è la forza della Fede, che mi aiuta ad annullare il mio “io” le mie “certezze”, le mie “sicurezze” e abbracciare ogni giorno la sua parola semplicemente con amore e fiducia.
    E’ così che anch’io, potrò dire, “Sulla tua parola….. “ ora, adesso in ogni momento “….getterò le reti”

  • : Yet another gracious understanding of a proper listening faith and it’s consequential acting faith. A profound model for a moment by moment right decision making and acting for a fulfilled Christian life. Thank you Chiara.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *