Essas palavras são extraídas do amplo discurso que Jesus dirige aos seus apóstolos após a última ceia, conforme o quarto Evangelho (Jo 13,31-17,26). O que vem em relevo é o fato de que a observância dos seus mandamentos nos faz permanecer no amor. São palavras que fazem lembrar um versículo anterior, no qual Jesus diz aos seus apóstolos: “Se me amais, observareis os meus mandamentos” (Jo 14,15), onde vem em evidência que o amor a Jesus deve ser a motivação, a raiz da qual deve partir a observância dos seus mandamentos.

Existe assim uma reciprocidade entre o amor a Jesus e a prática dos seus mandamentos. O amor a Ele nos impulsiona a viver a sua palavra de modo sempre mais fiel; ao mesmo tempo, a palavra de Jesus vivida nos faz permanecer no amor a Ele – e portanto nos faz crescer sempre mais nesse amor.

“Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor.”

Portanto, permanecer no seu amor. Mas, o que Jesus quer dizer com essa expressão?

Com certeza ele quer dizer que a observância dos seus mandamentos é o sinal, a prova de que somos seus verdadeiros amigos; é a condição para que também Jesus nos retribua e nos garanta a sua amizade. Mas parece querer dizer também uma outra coisa, ou seja, que a observância dos seus mandamentos constrói em nós aquele amor que é característico de Jesus. Comunica-nos aquele modo de amar que notamos em toda a sua vida terrena: um amor que tornava Jesus uma só coisa com o Pai e, ao mesmo tempo, o impulsionava a identificar-se e a ser uma só coisa com todos os seus irmãos, especialmente os menores, os mais fracos, os mais marginalizados.

O amor de Jesus era um amor que sanava toda e qualquer ferida da alma e do corpo, que doava a paz e a alegria a cada coração, que superava toda divisão, reconstruindo a fraternidade e a unidade entre todos.

Se colocarmos em prática a palavra de Jesus, Ele viverá em nós e transformará também a nós mesmos em instrumentos do seu amor.

“Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor.”

Como viveremos, então, a Palavra de Vida deste mês? Lembrando-nos do objetivo que ela nos propõe e orientando-nos decididamente para este objetivo: uma vida cristã que não se satisfaz com uma observância fria, externa, dos mandamentos, fazendo só o mínimo que eles exigem, mas uma vida feita de generosidade. Foi assim que os santos agiram. E eles são a Palavra de Deus transformada em vida.

Neste mês tomemos uma de suas Palavras, um de seus mandamentos, e procuremos traduzi-lo em vida.

E sendo que o Mandamento Novo de Jesus “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (cf. Jo 15,12) é, de certo modo, o coração, a síntese de todas as palavras de Jesus, vamos vivê-lo com todo o radicalismo.

Chiara Lubich

Este comentário à Palavra de Vida foi publicado originalmente em maio de 1994.

10 Comments

  • Jesus nos convida a observar!, em outras edições nos convida a viver! Mas vamos pensar neste primeira interpretação! Observar!!
    Jesus nos convida a “observar”; e após esta observação!, o que temos feito? Percebamos que nós podemos ser um sinal de observação, em pequenos gestos, através desta vivência do Evangelho no dia a dia! Devo admitir que não tenha sido um sinal e observação!, um farol que sinalize a Deus, pois tenho centrado em meus problemas! Sejamos um Farol! abraços!

  • Beautiful. His comandment, is unique and key to understanding every other gospel line.
    interpretatime on of how to live it in various circumstances remain subjective but what is important is that the internal moving force that tranlates into acts be LOVE. our love may not be pure, may not produce the result we desir in the short run, may not be understood, may be ill placed etc. do not be discouraged – keep practicing until till our love becomes perfect.
    thanks

  • Every month reading Word of Life is for me to dive into the great ocean which is full of divine mystery.Without reading Word of Life, it is nothing but letters because its meaning is too difficult for me to understand. Thanks to Chiara, whenever I read Word of Life, I can find many treasure hidden in this mystery ocean.This month I am deeply moved by these verses; Jesus’ love was a love that healed every wound of the soul,,,What a good news it is for family. We can refind peace in our family.

    • It is said that nearly all families are under the great crisis owing to different opinion and bit by bit disappearance of peace.
      But by keeping Jesus’ commandments we can build up in us the same love that Jesus has by nature. We can be brave soldier of Jesus who gives hope to the disappointed.

  • Olá,

    Há uma newsletter da Palavra de Vida que se receba por e-mail sem precisar baixar nenhum arquivo?

    Eu e um grupo de amigos gostaríamos de nos inscrevermos se houvesse.

  • Thank you very much for sending me the News letter for the month of March. Greetings from Inciong Family of the Philippines

  • it only helps us to realise how close we can stay to GOD by inndeed truly following hz commandments and serving him in truth and spirit

  • Quando eu era adolescente participava do grupo de gem 3 e adorava, recebia as palavras de vida todo mês. Gostaria de saber como faço para continuar recebendo elas novamente por correio ou via e-mail. Desde de já agradeço.
    Adriana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *