20140714_2As páginas evangélicas de referência são as do capítulo 17 do Evangelho de João, páginas muito densas, marcadas por expressões muito significativas, cuja leitura leva Chiara Lubich a compreender que esta é a sua missão, que partilha imediatamente com as suas primeiras companheiras “de aventura”. Apresentamos um trecho do comentário do Padre Foresi, de 1979.

«Para que todos sejam uma coisa só. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, sejam também eles uma coisa só em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste».

«Para que todos sejam uma coisa só». É uma frase ligada ao versículo anterior, onde Jesus reza também por aqueles que pela palavra dos apóstolos teriam acreditado nele. Portanto, é a Palavra que faz a unidade. Unidade das mentes ao redor da potência unificante da Palavra que é Cristo.

Esta Palavra passará ao longo dos séculos, através das culturas mais variadas, poderá abrir-se a muitas interpretações, mas permanecerá sempre una e fará um aqueles que a receberem.

Uma outra característica desta unidade é que enquanto, por exemplo, nas escolas filosóficas para permanecer unidos basta não se afastar das intuições fundamentais do Mestre, a unidade cristã é vital. É unidade das mentes e dos corações, é família.

«Todos». Indica a mais absoluta e ampla universalidade sem exceções […]. No versículo, “todos” está ligado a «uma coisa só». São duas notas características da Igreja: a catolicidade e a unidade. Paulo reafirma esta vocação cristã à unidade quando escreve aos Efésios: «Um só corpo, um só espírito, como uma só é a esperança à qual fostes chamados, aquela da vossa vocação; um só Senhor, uma única fé, um único batismo. Um só Deus, Pai de todos, que está acima de todos, age por meio de todos e está presente em todos» (Ef 4, 4-6).

Pasquale ForesiLuce che si incarna. Commento ai 12 punti della spiritualità dell’unità, Città Nuova editora, 2014 p. 131

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *