Padre_FabioCiardiOs comentários à Palavra de Vida, em 2015, serão feitos por Fábio Ciardi, religioso oblato de Maria Imaculada. Por quê? Podemos ler em Città Nuova, do dia 25 de novembro, onde ele mesmo responde: “Talvez porque eu tenha vivido próximo a Chiara Lubich por muito tempo, trabalhando com ela especialmente no campo da teologia espiritual. Nos últimos anos, quando ela já estava doente, eu pude ajudá-la na preparação dos comentários da Palavra de Vida. Espero que a minha participação, já há muito tempo, na Escola Abba – equipe que estuda os ‘testos fundadores’ do carisma da unidade – tenha me ajudado a assimilar um pouco da sabedoria de Chiara e expressá-la também por meio destes novos comentários”.

Muitas gerações de cristãos viveram a Palavra de Deus. Qual a novidade trazida por Chiara Lubich? Outra pergunta na entrevista. “Normalmente usava-se somente meditar ou rezar a Palavra. Nos comentários de Chiara tem o pedido para que se coloque em prática, para transformá-la em vida, como exorta são Tiago: ‘Sejam praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-se a si mesmos (Ti 1,22). A escuta autêntica feita com o coração e não somente com o ouvido, equivale à assimilação e interiorização da Palavra, de maneira que seja ela a edificar a inteira existência cristã. Além disso, Chiara despertou a atenção quanto à dimensão social da Palavra de Deus: ela deve poder gerar uma comunidade cristã. Para auxiliar este aspecto existe a ‘comunhão sobre a Palavra de Deus’, isto é, a comunicação entre aqueles que a vivem, dos efeitos que ela produz, de modo a ajudar-se a descobrir todas as potencialidades da palavra”.

“Antes de sermos nós a viver Palavra, se observarmos bem, é a Palavra que nos faz viver”, continua. “O destino da Palavra, escreveu Chiara, é o de ‘ser alimento’ para edificar Cristo em nós e Cristo entre nós”. Narrando a experiência vivida no início do Movimento, ela afirmou: “Nós nos nutríamos da Palavra em cada instante da nossa vida. Isto mesmo: assim como o corpo respira para viver, assim também a alma – para viver – vivia a Palavra”.

Na entrevista a Città Nuova, padre Fábio afirmou: “No caminho da tradição aberto por Chiara, somos chamados a continuar, exatamente segundo o seu exemplo, a interpelar a Escritura porque esta sempre contém novas respostas para situações sempre diferentes”. E ainda: “Os comentários de sua autoria permanecerão um precioso tesouro no qual continuaremos a nos inspirar, serão sempre objeto de meditação e fonte de inspiração”.

E conclui: “Tenho a consciência de que a minha parte é somente uma pequena introdução à leitura da Palavra de Vida, mas, é a Palavra que permanece no leitor; não o comentário. E a Palavra produz frutos”.

Fonte: Città Nuova, 25 de novembro de 2014

7 Comments

  • Agradezco las palabras del Padre Fabio, alimentarse de la Palabra de Dios , de la Eucaristía y participar en una comunidad en la Iglesia ha sido de vital importancia para mi vida, la palabra es un faro en medio de las dificultades y de los llamados del mundo, la Eucaristía es lo que me protege cada día de caer en pecado grave, y la comunidad me ayuda a conocerme , a sentirme querido tal y como soy y a aprender a querer a los demás.
    Dios les bendiga a todos.

  • Gracias padre pues nos transmite la palabra de Dios que es el alimento cotidiano para nuestra alma y nos ayuda a reflexionar .

  • Ottimo!! Sarebbe il massimo se potessimo scaricare subito, anche una versione audio per ascoltarla poi in mp3.
    Grazie e buon anno

    • Buon giorno Pietro, è anche un nostro desiderio. Vediamo se riusciamo a farlo diventare realtà. Con i migliori auguri per un Buon 2015!

  • Che bella notizia! Certamente P. Fabio farà un buon lavoro. Vorrei contassi con le mie preghiere! Sono sicuro che lo Spiritu Santo lo iluminarà.

  • Thank you Fr. Fabio for taking on this very important task. We ask the Holy Spirit to guide you. We ask for the grace to correspond so that the Word of Life “may bear fruit” in us. Wishing you all the best in 2015 and the years to come.

    • muy contento contar con esta hermosa experiencia espiritual , desde venezuela con mucho Amor a Dios seguimos la Palabra de Vida que transforma y sana. Dios los siga bendiciendo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *