“Mudar o coração para mudar o mundo”

De 30 de abril a 7 de maio de 2017, acontece a Semana Mundo Unido dos jovens e adolescentes do Movimento dos Focolares

SMU50“O tema da Semana Mundo Unido 2017 é a paz. Falamos da paz interior, da paz mundial, da paz local. Queremos mostrar que a paz gera mudanças pessoais e sociais; produz uma economia que coloca a pessoa ao centro e uma política que está a serviço do indivíduo e da comunidade; é motor de processos de integração e renovação.”

Nascida após o Genfest 1995, a Semana Mundo Unido contribuiu, com o passar dos anos, em dar visibilidade às ações que nascem de pessoas e grupos.

De 30 de abril a 7 de maio de 2017, em colaboração com grupos, movimentos, associações e instituições, muitas vezes com uma participação de caráter ecumênico e inter-religioso, envolvendo também autoridades civis e religiosas, os jovens do Movimento dos Focolares animarão iniciativas em todos os lugares onde estejam presentes comunidades do Movimento.

No dia 7 de maio ocorrerá a corrida mundial Run4unity, animada principalmente por adolescestes que, das 11 às 12h em cada fuso horário, verá milhares de participantes manifestando seu empenho em construir a paz e em fazer juntos ações de solidariedade.

A edição atual da Semana Mundo Unido será também a ocasião para o lançamento do logo do próximo Genfest, o encontro mundial dos jovens promovido pelo Movimento dos Focolares desta vez em Manila, nas Filipinas, em julho de 2018.

Comunicado de imprensa 26/04/2017

 

unitedworldproject.org

www.run4unity.net

#4Peace

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Páscoa 2017, os votos da presidente dos Focolares

MVoceCristo ressuscitou! Todo sofrimento, separação, divisão, fracasso, e inclusive a própria morte, graças a Ele podem ser para nós fonte de luz e de paz.

Chamados a testemunhar o grande anúncio da ressurreição, renovemos o comum empenho de doar esperança e alegria à humanidade neste tempo de transformações epocais.

Com os mais calorosos votos de Santa Páscoa,

Maria Voce

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Chiara Lubich e a família

 

Chiara-Lubich-a-Loppiano_02-a
Chiara Lubich a Loppiano – © CSC Audiovisivi – Archivio

No próximo dia 14 de março, será o 9º aniversário da morte de Chiara Lubich. O tema escolhido é a família, com a perspectiva das amplas dinâmicas do Sínodo dos bispos e da exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia do papa Francisco.

Chiara via a família como “semente de comunhão para a humanidade do terceiro milênio”, como disse na sua mensagem no Familyfest de 1993, fazendo votos de que “os valores intrínsecos – a gratuidade, o espírito de serviço, a reciprocidade – podem ser transferidos à toda família humana”. É deste modo que podem-se ler as iniciativas que se realizam ao longo de 2017 em vários países do mundo.

Um evento em escala mundial ocorrerá na cidadela de Loppiano, Florença, de 10 a 12 de março de 2017, com a participação de famílias provenientes dos cinco continentes. Direta streaming sabado 11, das 16:00 ás 18:30.

Todo ano, o aniversário da morte de Chiara Lubich é, para as comunidades dos Focolares no mundo, uma ocasião de encontro, festa, testemunho e empenho renovado. Portanto, também 2017 vê os encontros multiplicarem-se, de Cingapura a Vilnius (Lituânia), de Sydney (Austrália) a Houston (EUA), de Manaus (Brasil) a Bujumbura (Burundi). Um tipo de constelação que literalmente abraça o mundo e recorda a mensagem de Chiara: “Sejam uma família”.

Comunicado de imprensa – 03/03/2017

Comunicado de imprensa – 12/03/2017

Dossiê “Chiara Lubich às famílias”

Dossiê “50 anos do setor Família Novas do Movimento dos Focolares”

Programa em Loppiano – 10-12/03/2017 (inglês e italiano)

Intervenção de Maria Voce – Loopiano, 11/03/2017

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Página 1 de 4112345...102030...Última »