Caminhando Juntos. Cristãos em direção à unidade

Uma Semana Ecumênica promovida pelo Focolare, de 9 a 13 de maio de 2017, em Castelgandolfo (Roma), com a participação de cerca 700 cristãos de 70 Igrejas e Comunidades Eclesiais.

Atenágoras I e Chiara Lubich
Atenágoras I e Chiara Lubich

A unidade entre as Igrejas necessita de heróis, heróis na fé, heróis diante da história, tem necessidade de heróis na espiritualidade que têm um espírito humilde”, são palavras do Papa Tawadros II, em Alexandria, no Egito, por ocasião da primeira jornada da amizade da Igreja Copta Ortodoxa e a Igreja Católica, realizada em 2015.

Essas palavras encontraram ressonância, no discurso do Papa Francisco, durante a sua recente viagem ao Cairo: “Diante do Senhor, que nos deseja ‘perfeitos na unidade’, não é mais possível esconder-nos nos pretextos de divergências interpretativas e nem mesmo esconder-nos atrás de séculos de história e de tradições que nos distanciaram e nos tornaram desconhecidos”, e invoca a “comunhão já efetiva que cresce a cada dia”, os frutos misteriosos e sempre atuais de “um verdadeiro e real ecumenismo de sangue”, a importância de “um ecumenismo que se constrói na caminhada… Não existe um ecumenismo estático.

Esta é também a convicção de cristãos de muitas Igrejas, que vivem a espiritualidade da unidade do Focolare, fundamentados em uma experiência que prossegue há décadas.

E na atual corrente ecumênica – na qual, em primeiro lugar, estão os gestos, as palavras e as declarações assinadas por responsáveis das Igrejas, mas, também, iniciativas de cristãos em diversas regiões do globo – se insere a 59ª Semana Ecumênica (Castel Gandolfo, Roma, 9/13 de maio de 2017), que reunirá cerca 700 cristãos e 70 Igrejas e Comunidades Eclesiais, provenientes de 40 países.

Comunicado de imprensa 04/05/2017

Programa

 

Mensagem do Patriarca Ecumênico Bartolomeu

Mensagem do Cardeal Kurt Koch, Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos

Mensagem do Olav Fykse Tveit, Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas

 

Discurso do Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares

Discurso do reverendo dr. Martin Robra, responsável pela formação ecumênica permanente e pelo Caminho pela justiça e a paz do Conselho Ecumênico de Igrejas

Discurso do bispo Brian Farrell, secretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

“Mudar o coração para mudar o mundo”

De 30 de abril a 7 de maio de 2017, acontece a Semana Mundo Unido dos jovens e adolescentes do Movimento dos Focolares

SMU50“O tema da Semana Mundo Unido 2017 é a paz. Falamos da paz interior, da paz mundial, da paz local. Queremos mostrar que a paz gera mudanças pessoais e sociais; produz uma economia que coloca a pessoa ao centro e uma política que está a serviço do indivíduo e da comunidade; é motor de processos de integração e renovação.”

Nascida após o Genfest 1995, a Semana Mundo Unido contribuiu, com o passar dos anos, em dar visibilidade às ações que nascem de pessoas e grupos.

De 30 de abril a 7 de maio de 2017, em colaboração com grupos, movimentos, associações e instituições, muitas vezes com uma participação de caráter ecumênico e inter-religioso, envolvendo também autoridades civis e religiosas, os jovens do Movimento dos Focolares animarão iniciativas em todos os lugares onde estejam presentes comunidades do Movimento.

No dia 7 de maio ocorrerá a corrida mundial Run4unity, animada principalmente por adolescestes que, das 11 às 12h em cada fuso horário, verá milhares de participantes manifestando seu empenho em construir a paz e em fazer juntos ações de solidariedade.

A edição atual da Semana Mundo Unido será também a ocasião para o lançamento do logo do próximo Genfest, o encontro mundial dos jovens promovido pelo Movimento dos Focolares desta vez em Manila, nas Filipinas, em julho de 2018.

Comunicado de imprensa 26/04/2017

 

unitedworldproject.org

www.run4unity.net

#4Peace

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Páscoa 2017, os votos da presidente dos Focolares

MVoceCristo ressuscitou! Todo sofrimento, separação, divisão, fracasso, e inclusive a própria morte, graças a Ele podem ser para nós fonte de luz e de paz.

Chamados a testemunhar o grande anúncio da ressurreição, renovemos o comum empenho de doar esperança e alegria à humanidade neste tempo de transformações epocais.

Com os mais calorosos votos de Santa Páscoa,

Maria Voce

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Página 1 de 4212345...102030...Última »