Chiara Lubich e a grande atração do tempo presente

A 10 anos da sua morte um olhar sobre o aspecto social do carisma da unidade

ChiaraLubichNo dia 14 de março de 2018 celebra-se o 10º aniversário da morte de Chiara Lubich. As comunidades do Movimento dos Focolares espalhadas pelo mundo celebram esse acontecimento com multíplices iniciativas, inspiradas na ação do carisma da unidade como motivação de transformação social.

Será oferecida uma panorâmica de 360º sobre o aspecto social do carisma de Chiara Lubich em um evento que será realizado no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo, Roma, no dia 3 de março, com a presença de 2.000 participantes provenientes dos cinco continentes.

Segundo Chiara a grande atração do tempo presente é “atingir a mais alta contemplação e manter-se misturado com todos, lado a lado com os homens”. Sergio Zavoli, unido a ela por uma profunda amizade e conhecimento, a definiu uma mística da unidade entre céu e terra, afirmando que Chiara realiza uma revolução na mística trinitária: “Fazer com que Deus habite na intimidade da própria alma resulta fazer com que Ele viva em meio aos homens na comunicação – cito as suas palavras – de Deus em mim com Deus no irmão. O pensamento de Chiara Lubich nos interpela, não por acaso, sobre o que fazer para reunir os fragmentos do indivisível, ou seja, o homem, e recompor as fraturas do compartilhável, ou seja, a comunidade”.

A transformação social que deriva disto suscitou, desde o início da experiência da Lubich na sua cidade natal, Trento, iniciativas com um profundo marco social. Hoje existem em várias partes do mundo – realizadas com as características próprias de cada região e cultura – ações e obras nascidas para contribuir na resolução de situações específicas de necessidades de pessoas, grupos e comunidades.

Comunicado – 26 de fevereiro de 2018

“O carisma de Chiara, motor de transformação social”

Maria Voce: “O Carisma de Chiara Lubich, motor de transformação social”

Jesús Morán: “A profecia social de Chiara Lubich”

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Carisma e Instituição nos Movimentos e Comunidades eclesiais

No dia 18 de janeiro, em Roma, será realizada uma Jornada de estudo dos aspectos teológicos e canônicos na atualidade dos Movimentos e Comunidades eclesiais, realizada com o Centro Evangelii Gaudium, do Instituto Universitário Sophia, e com o patrocínio da Associação Italiana de Canonistas.

 

Pentecoste 2013 - Foto: www.laici.va
Pentecostes 2013 – Foto: www.laici.va

No dia 18 de janeiro de 2018, em Roma, na Sala dei Cento Giorni do Palazzo della Cancelleria (Corso Vittorio Emmanuele II), será realizada uma Jornada de estudo com o título “Carisma e Instituição nos Movimentos e Comunidades eclesiais”. Os trabalhos serão iniciados com o discurso de Maria Voce – em nome dos Movimentos e Comunidades que promovem o evento – e com a introdução do Cardeal Kevin Farrell. As palestras da manhã serão proferidas pelo padre Piero Coda; padre Luis Navarro; padre Gianfranco Ghirlanda, SJ; pelo bispo Christoph Hegge e o moderador será o cardeal Francesco Coccopalmerio. No período da tarde serão tratadas as “Questões abertas” propostas pelos Movimentos e Comunidades e as perspectivas indicadas pelos canonistas presentes, professor J. M. Bahns e a professora E. Di Bernardo.

 

Comunicado

Programa (em italiano)

Discurso de Maria Voce em nome dos Movimentos e Comunidades que promovem o evento

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

 

Inauguração da Cátedra Ecumênica Internacional Patriarca Atenágoras-Chiara Lubich em 14 de dezembro de 2017 no Instituto Universitário Sophia de Loppiano

A aula inaugural da cátedra ministrada por S.E. Gennadios Zervos, Metropolita da Itália e de Malta, terá como tema “O Patriarca Atenágoras e Chiara Lubich, protagonistas da unidade”.

flyerA cátedra, única no panorama acadêmico e cultural internacional, nasce depois de 50 anos do primeiro encontro entre o Patriarca Atenágoras I e Chiara Lubich.

Tendo como pano de fundo a crise dos equilíbrios políticos, sociais e religiosos seja no Oriente Médio seja entre as duas margens do Mediterrâneo, a instituição da cátedra assume uma relevância cultural e social a nível internacional, propondo a ativação de laboratórios de estudo e pesquisa para as novas gerações, que fazem a Europa respirar com os “dois pulmões”.

Seus objetivos fundamentais são estudar o significado cultural, revisitar as etapas históricas e analisar as implicações existenciais e sociais do caminho ecumênico em direção à plena unidade das Igrejas, com a troca de riquezas espirituais, teológicas e culturais do Oriente e do Ocidente cristãos. Além disso, também oferecer um lugar e percursos de formação academicamente qualificados a quem quer se preparar para dar a própria contribuição de pensamento, diálogo e vida para a promoção da unidade entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica a serviço do encontro entre os povos e culturas.

Programa do Ano Acadêmico 2017/2018 (em italiano)

Mensagem do Papa Francisco

Mensagem do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I

Mensagem de Maria Voce

Aula inaugural de S.E. Gennadios Zervos (em italiano)

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

 

Page 1 of 4312345...102030...Last »