Carisma e Instituição nos Movimentos e Comunidades eclesiais

No dia 18 de janeiro, em Roma, será realizada uma Jornada de estudo dos aspectos teológicos e canônicos na atualidade dos Movimentos e Comunidades eclesiais, realizada com o Centro Evangelii Gaudium, do Instituto Universitário Sophia, e com o patrocínio da Associação Italiana de Canonistas.

 

Pentecoste 2013 - Foto: www.laici.va
Pentecostes 2013 – Foto: www.laici.va

No dia 18 de janeiro de 2018, em Roma, na Sala dei Cento Giorni do Palazzo della Cancelleria (Corso Vittorio Emmanuele II), será realizada uma Jornada de estudo com o título “Carisma e Instituição nos Movimentos e Comunidades eclesiais”. Os trabalhos serão iniciados com o discurso de Maria Voce – em nome dos Movimentos e Comunidades que promovem o evento – e com a introdução do Cardeal Kevin Farrell. As palestras da manhã serão proferidas pelo padre Piero Coda; padre Luis Navarro; padre Gianfranco Ghirlanda, SJ; pelo bispo Christoph Hegge e o moderador será o cardeal Francesco Coccopalmerio. No período da tarde serão tratadas as “Questões abertas” propostas pelos Movimentos e Comunidades e as perspectivas indicadas pelos canonistas presentes, professor J. M. Bahns e a professora E. Di Bernardo.

 

Comunicado

Programa (em italiano)

Discurso de Maria Voce em nome dos Movimentos e Comunidades que promovem o evento

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

 

Inauguração da Cátedra Ecumênica Internacional Patriarca Atenágoras-Chiara Lubich em 14 de dezembro de 2017 no Instituto Universitário Sophia de Loppiano

A aula inaugural da cátedra ministrada por S.E. Gennadios Zervos, Metropolita da Itália e de Malta, terá como tema “O Patriarca Atenágoras e Chiara Lubich, protagonistas da unidade”.

flyerA cátedra, única no panorama acadêmico e cultural internacional, nasce depois de 50 anos do primeiro encontro entre o Patriarca Atenágoras I e Chiara Lubich.

Tendo como pano de fundo a crise dos equilíbrios políticos, sociais e religiosos seja no Oriente Médio seja entre as duas margens do Mediterrâneo, a instituição da cátedra assume uma relevância cultural e social a nível internacional, propondo a ativação de laboratórios de estudo e pesquisa para as novas gerações, que fazem a Europa respirar com os “dois pulmões”.

Seus objetivos fundamentais são estudar o significado cultural, revisitar as etapas históricas e analisar as implicações existenciais e sociais do caminho ecumênico em direção à plena unidade das Igrejas, com a troca de riquezas espirituais, teológicas e culturais do Oriente e do Ocidente cristãos. Além disso, também oferecer um lugar e percursos de formação academicamente qualificados a quem quer se preparar para dar a própria contribuição de pensamento, diálogo e vida para a promoção da unidade entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica a serviço do encontro entre os povos e culturas.

Programa do Ano Acadêmico 2017/2018 (em italiano)

Mensagem do Papa Francisco

Mensagem do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I

Mensagem de Maria Voce

Aula inaugural de S.E. Gennadios Zervos (em italiano)

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

 

2007-2017: dez anos de Sophia

O Instituto Universitário Sophia, fundado por Chiara Lubich, inicia o ano letivo com a inauguração de um novo centro de pesquisa

503af540-d27d-4da4-88f9-d37f862ad876_0O Instituto Universitário Sophia, desejado por Chiara Lubich para “ensinar a Sabedoria”, completa dez anos. Segundo Piero Coda, reitor do Instituto, é essa tarefa que orienta a vida deste “lugar no qual a sabedoria divina e a pesquisa humana do saber tornam-se uma só coisa.” “Sophia é uma ideia inovadora de universidade, caracterizada por uma grande variedade interdisciplinar e de encontro dos saberes.” Após dez anos, do seu início até hoje, se formaram 126 alunos e foram 15 os que concluíram o doutorado neste Instituto – prossegue Coda – “e aqui adquiriram os instrumentos para interpretar a atualidade e agir sendo protagonistas em um mundo plural e complexo que necessita de pessoas capazes de dialogar.”

No dia 24 de outubro, às 17h00minh, haverá a inauguração do ano letivo 2017-2018, no Auditório do Centro Internacional de Loppiano (Florença), com a presença do grão-chanceler do Instituto, cardeal Giuseppe Betori, da vice-grão-chanceler Maria Voce, do corpo docente e dos funcionários de Sophia. Participarão como convidados especiais, entre outros, Dom Vincenzo Zani, professor Stefano Zamagni, professor Vincenzo Buonomo, Pasquale Ferrara, embaixador e o Dr. Adnane Mokrani.

Na manhã do mesmo dia, às 09h00minh, no Salão Nobre do Instituto Sophia, haverá a inauguração de Sophia Global Studies, o novo centro de pesquisa, formação e diálogo. Este centro é destinado a formar líderes capazes de lidar com os desafios globais e terão os instrumentos necessários para promover o diálogo e a paz. Paolo Frizzi, coordenador acadêmico do Centro, afirma: “A complexidade do mundo de hoje solicita perspectivas integradas e unificadas e tem como objetivo tornar-se um ponto de referência no campo dos estudos globais, especialmente colocando-se em diálogo os meios e as competências que derivam das várias disciplinas.”

Sophia Global Studies

Saudação de Maria Voce

 

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Página 1 de 4312345...102030...Última »