Genfest 2012: DAY 2 – noite

Focus
 

1 de setembro de 2012

21 horas, Ponte das Correntes. Há cerca de meia hora começaram a chegar os 12 mil participantes do Genfest. Já está escuro, e isso ressalta o bonito efeito das luzes sobre as águas do Danúbio. É um cenário sugestivo, mais que merecido depois da uma caminhada de quase sete quilômetros pelas ruas de Budapeste.

A marcha saiu do Sport Arena em direção à Praça dos Heróis. Na frente, uma faixa com a frase “Let’s bridge”, que tomava toda a rua. Como na Arena, aqui também os jovens agitam bandeiras de todos os países. Um helicóptero da TV Duna sobrevoa a multidão e completa a festa. Na Praça dos Heróis a marcha se encorpa, entra na Avenida Andrássy, em direção à Praça Scéchenyi. A Ponte das Correntes, já fechada ao trânsito, está a dois passos, e começa a ficar cheia.

Está tudo pronto para o flashmob. Os jovens trazem nas mãos um pedaço de tecido leve, como uma echarpe. Nela estão impressos o logotipo do Genfest e o sinal “=”. Quando uma voz anuncia: “Stop!” todos param e levantam os braços abrindo a echarpe. O silêncio é absoluto. Inicia uma contagem regressiva imaginária, de 30 segundos, que termina com o anúncio: “3, 2, 1…!”, gritos de alegria e faixas agitando-se. Agora cada um dos participantes escreve na sua faixa algo que é “=” ao “Let’s bridge” do logotipo. E depois troca a própria com a de outro, depois com outro, e outro… um símbolo da partilha de um mesmo ideal, que pode ser concretizado de inúmeras formas.

São 22h30, a multidão se desfaz. Escuta-se dizer que o momento que se acabou de viver foi o maior flashmob feito até agora sobre uma ponte. Esses jovens estão visivelmente orgulhosos por isso, e pela contribuição que representa, para dar visibilidade ao que eles querem realizar. Mas impressiona também um detalhe da manifestação, que passaria despercebido. Dois caminhões haviam sido previstos para acompanhar a marcha e recolher o lixo gerado pelas 12 mil pessoas. Foram dispensados para outras necessidades: os jovens não jogavam o lixo no chão.

Vídeo no Youtube: The Biggest Flashmob on a Bridge! (Genfest in Budapest)

Atualizado em 7 de setembro de 2012

BF

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também