Cardeal Van Thuân: concluída a fase diocesana do processo de canonização

Focus
 

5 e 6 de julho 2013

No dia 5 de julho de 2013 se concluirá a fase diocesana do processo de canonização do Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân. A cerimônia, presidida pelo Cardeal Agostino Vallini, se realizará às 11:30h na Sala da Conciliação do Palazzo Lateranense. No dia seguinte, às 16:30h, será celebrada a Santa Missa de agradecimento na igreja de Santa Maria della Scala, da qual o Cardeal era titular e onde agora está sepultado. Diversas iniciativas, promovidas pelo Conselho Pontifício “Justiça e Paz”, querem evidenciar a vida e o trabalho desta testemunha do amor cristão vivido até mesmo nas mais difíceis situações.

Van Thuân nasceu no dia 17 de abril de 1928, em uma família cristã que passou por duras provações por causa da fé. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de junho de 1953 e sagrado bispo di Nha Trang, no dia 24 de junho de 1967. Nomeado por Paulo VI, foi bispo auxiliar de Saigon, a atual Ho Chi Min, no dia 24 de abril de 1975 e, depois de poucos meses, aos 15 de agosto, ele foi preso.

“Durante a minha longa tribulação de nove anos de isolamento, eu fiquei atormentado com a idéia de ter que abandonar a diocese e saber que desabariam muitas obras que eu havia iniciado por Deus. Eu sentia algo semelhante a uma revolta em todo o meu ser. Uma noite, no profundo do meu coração uma voz me disse: ‘Por que todo este tormento? Você deve distinguir Deus das obras de Deus! Se Deus quer que você abandone tudo isso, abandone imediatamente e tenha confiança Nele! Deus fará as coisas de modo infinitamente melhor do que você! Ele confiará as obras Dele a outros que têm muito mais capacidade que você. Você escolheu somente Deus e não as obras que você faz por amor a Ele!’ Daquele momento em diante uma nova força preencheu  o meu coração e me acompanhou por treze anos. Eu sentia a minha fraqueza humana, renovava esta minha escolha diante das situações difíceis e a paz sempre me acompanhou!” (Testemunhas da esperança, Cidade Nova, São Paulo, 2002, p. 62-63).

Libertado da prisão ele foi para Roma onde, no dia 24 de novembro de 1994, foi nomeado Vice-Presidente do Conselho Pontifício “Justiça e Paz” e, no dia 24 de junho de 1998, foi nomeado Presidente do mesmo Conselho Pontifício, cargo que ocupou até o seu falecimento ocorrido no dia 16 de setembro de 2002. No consistório de 21 de fevereiro de 2001 ele foi elevado à dignidade cardinalícia.

Durante a Quaresma do Ano Santo de 2000 o Papa João Paulo II o convidou a pregar os Exercícios Espirituais à Cúria Romana. Ao agradecê-lo pelas meditações, o Papa disse: “Testemunha ele mesmo da Cruz durante os longos anos de encarceramento no Vietnã, contou-nos frequentemente fatos e episódios do doloroso período na prisão, revigorando-nos assim na consoladora certeza de que, quanto tudo desaba ao nosso redor e, talvez, também dentro de nós, Cristo permanece o único indefectível sustento”. (Discurso de João Paulo II aos cardeais, aos arcebispos, aos bispos e aos prelados que participaram dos Exercícios Espirituais, 18 de março de 2000).

Atualizado em 3 de julho de 2013

BF – LH

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também