Prêmio “Madre Teresa” à memória de Chiara Lubich

Focus
 

10 de dezembro de 2011

O reconhecimento quer exprimir a admiração, o afeto e a gratidão dos movimentos Pró-Vida europeus, e em primeiro lugar o italiano, por Chiara Lubich, que com o seu gênio feminino soube difundir por toda parte a mensagem do amor que une. O prêmio é entregue a Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares.

A premiação acontece no Capitólio (Roma), na Sala da Promoteca, às 16h30, com intervenções do prefeito de Roma, Gianni Alemanno, do cardeal Ennio Antonelli, e de outras personalidades, entre as quais o ex-presidente do Conselho, Giuliano Amato.

O prêmio consistirá numa reprodução da estátua de bronze que o Movimento Pró-Vida italiano doou ao Conselho da Europa após a queda do muro de Berlim.

A obra, do escultor Sauro Cavallini, denominada “Hino à Vida”, ainda hoje encontra-se exposta no Conselho da Europa, em Estrasburgo. Na sua base está escrito: “que o amor seja a esperança da Europa”.

O Prêmio europeu pela vida “Madre Teresa de Calcutá”, instituído pelo Movimento Pró-Vida em 2008, é entregue, todos os anos, no dia 10 de dezembro, para recordar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi assinada justamente no dia 10 de dezembro de 1948. Aquela declaração – disse Paulo VI em visita à ONU – constitui “o que de mais alto a sabedoria humana poderia produzir”.

O Prêmio é “europeu” porque, antes ainda que nascesse como comunidade econômica, a Europa nasceu como lugar da dignidade humana e da paz. Desejaria, portanto, recordar à Europa a sua originária inspiração e a sua verdadeira dignidade.

Programa

Release

Atualizado 15 de dezembro de 2011

LH/UF

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também