12 de Maio de 2012: toma forma a jornada “Juntos pela Europa” em 130 cidades

Focus
 

 8 de maio de 2012

Para a jornada de 12 de Maio, está praticamente definido o mosaico da edição 2012 de “Juntos pela Europa”, à qual aderem jovens e adultos de mais de 300 Movimentos e Comunidades Cristãs. Esta terceira edição internacional, pretende dar visibilidade a um dinamismo de fraternidade que atravessa o continente e que se baseia em experiências e propostas que se relacionam com a economia e o trabalho, justiça e paz, integração, família e ainda outras questões.

O momento central será o encontro na Square Meeting Centre di Buxelles que, juntamente com representantes de Movimentos e Comunidades de toda a Europa, assistirá o encontro de  personalidades do mundo político, cultural e institucional.

Parte integrante dessa jornada, serão os 130 eventos realizados simultaneamente em várias cidades de todo o continente, que estarão coligados via satélite e internet com a reunião em Bruxelas.

Enorme variedade de iniciativas. Alguns exemplos:

  • Polônia – em Breslau, sob o lema “Encontro, diálogo, reconciliação”, convergem os cristãos da Alemanha e da Polônia;
  • Malta – na ilha mais meridional da Europa, uma iniciativa para a acolhida de pessoas que desejam participar e dialogar;
  • Irlanda do Norte – em Belfast, jovens da Igreja Presbiteriana, Metodista, Católica, Ortodoxa e Igreja da Irlanda reafirmam seu comum compromisso pela paz;;
  • Portugal – diversas iniciativas em 7 cidades, incluindo a capital dos Açores (Ponta Delgada), a mais ocidental da União Europeia;
  • Alemanha – são 26 cidades que acolhem as iniciativas do dia 12 de maio, envolvendo mais de 200 Movimentos, Fraternidades e Comunidades de diversas confissões cristãs;
  • Itália – a edição de 2012 vê a Itália com um número significativo de iniciativas: 36 eventos em muitas cidades, de norte a sul.

Este ano os adolescentes do Movimento dos Focolares vão realizar a atividade Run4unity no mesmo dia 12 de Maio. Iniciativa de âmbito mundial para a fraternidade universal, o Run4unity reúne-se em vários países europeus e tem a mesma finalidade e sonho de “Juntos pela Europa”.

Na conclusão do encontro de 12 de maio, será anunciado um manifesto final, dirigido às instituições europeias e a todos os cidadãos.

Site oficial de  “Juntos pela Europa”

_______________________________________________

 “Juntos pela Europa” é a expressão de um processo que reúne numerosas atividades comunitárias e movimentos cristãos destinados a promover a reconciliação, paz e fraternidade no continente europeu. É também o título de grandes eventos europeus realizados em 2004 e em 2007 em Stuttgart.

Movimentos cristãos e comunidades tão diversas como as culturas, línguas, regiões da Europa, estão conscientes do que poderia dividi-los, mas enfatizam como é mais forte o Espírito, as ideias, os valores, os compromissos que eles compartilham.

Juntos eles tornam mais eficaz o dom específico do qual cada um traz para o benefício dos homens e das mulheres do nosso continente, de hoje e de amanhã.

Estão presentes em toda a Europa, vivendo entre si relacionamentos de comunhão na liberdade, no profundo respeito pela diversidade. Cultivam a abertura e o diálogo com todos aqueles que se preocupam com o futuro da Europa e da sua responsabilidade para com o mundo.

Atualizado 8 de maio de 2012

UF – LH

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também