Os jovens concluem a Semana Mundo Unido 2013

Focus
 

1°-12 de maio de 2013 

Projeto Mundo Unido em andamento: reunidas mais de 700 ações de fraternidade, primeiros resultados do Observatório Permanente.

“O mundo unido começa por mim” disse um jovem francês, sintetizando a experiência deste ano, na qual os jovens foram os protagonistas em uma miríade de ações concretas nos ambientes onde vivem. Na Nigéria, por exemplo, eram 1.000, muçulmanos e cristãos e de diversos grupos étnicos, que participaram ao primeiro Genfest nacional, presentes também o governador do Estado de Anambra e o imã da comunidade muçulmana. Um dos participantes disse: “Vendo cristãos e muçulmanos juntos no Genfest, eu compreendi que construir a unidade não é um sonho, mas é uma realidade”.

A Semana Mundo Unido foi iniciada em Jerusalém com uma conexão mundial dos 250 jovens presentes naquela cidade com milhares de outros, no mundo inteiro. Conexões two ways com Loppiano (Itália), onde 3.000 estavam reunidos, com Mumbai e Budapeste, e com mais de um milhão de pessoas por meio das redes sociais.

Em todos os lugares houve a apresentação do Projeto Mundo Unido (United World Project) cujo lançamento foi realizado na presença de 12.000 jovens participantes do Genfest, em Budapeste no mês de setembro passado.

Por meio da coleta de assinaturas no site www.unitedworldproject.org, milhares de pessoas estão empenhando-se a viver “A Regra de Ouro”: “faça aos outros o que gostaria que fosse feito a você”. O Projeto, entre outras coisas, deu origem a um Observatório Permanente que já recolheu mais de 700 fatos concretos denominados “fragmentos de fraternidade”, isto é, ações fraternas cotidianas, ocasionais ou contínuas, promovidas por uma só pessoa ou por grupos.

 

Comunicado

 

Atualizado em 17 de maio de 2013

LH

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também