Igino Giordani e a coragem da coerência política

Focus
 

18 de abril de 2014

Atualmente é necessário recuperar uma cultura política e, ainda outra vez, passar a palavra a personalidades que escreveram páginas importantes da história, em sintonia com testemunhas que viveram uma política repleta de ideais.

No trigésimo quarto aniversário da sua morte e, às vésperas, das eleições ao Parlamento Europeu, será realizado, em Roma, um simpósio-debate sobre Igino Giordani, pioneiro da unidade européia e político coerente em relação aos valores do bom governo. Na ocasião será apresentada ao público uma biografia de Igino Giordani, resultado do trabalho de Tommaso Sorgi, realizado nos últimos vinte anos.

Igino Giordani (1894-1980) foi um homem profundamente livre, inclusive dos condicionamentos do poder: a sua vida interpela, ainda hoje, e pode ser assumida como testemunho de uma cultura política que valoriza a coerência, o diálogo, a construção da paz.

Igino Giordani foi um dos primeiros a acompanhar o Padre Luigi Sturzo nos acontecimentos que marcaram o início do Partido Popular italiano, combateu com decisão o avanço do regime fascista, muito cedo sonhou a Europa unida, não mediu esforços para salvar muitos hebreus, vítimas da perseguição do nazi-facismo, foi um colaborador de Alcides De Gasperi na edificação da Democracia Cristã. Foi parlamentar, membro da Assembléia constituinte italiana, escritor e jornalista. Em 1948 conheceu Chiara Lubich e o espírito que sustentava o Movimento dos Focolares, iniciado poucos anos antes. Viria a tornar-se um dos cofundadores.

 

“Um tweet do passado: NO PRINCÍPIO ERA O NERBO…

Simpósio-debate em Roma, Collegio Capranica, quarta-feira, 30 de abril de 2014, às 16h.

Prof. Rocco Pezzimenti, especialista em história do pensamento político italiano (Universidade Lumsa de Roma).

Deputada Rosa Russo Jervolino, que conheceu pessoalmente Igino Giordani.

Prof. Alberto Lo Presti, diretor do Centro de Estudos Igino Giordani.

Uma série de testemunhos completarão a apresentação da personalidade de Igino Giordani e darão início ao debate com os parlamentares presentes.

Ficha biográfica de Igino Giordani

Ficha biográfica de Tommaso Sorgi

Convite “No princípio era o nerbo…”

Seleção de vídeos de Igino Giordani, disponíveis sob solicitação (em italiano)

Atualizado em 19 de abril de 2014

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também