As virtudes heroicas de Maria Orsola Bussone foram reconhecidas

Focus
 

18 de março de 2015

 

MariaOrsolaNo dia 18 de março de 2015 foi publicado o decreto da Congregação para as Causas dos Santos relativo ao processo canônico de Maria Orsola Bussone, com o qual a Igreja Católica reconhece as virtudes heroicas da jovem italiana de Vallo Torinese falecida aos 16 anos.

Maria Orsola nasceu em 2 de outubro de 1954. Desde pequena, frequentava a paróquia de San Secondo Martire em Vallo Torinese, provincia de Turim, empenhando-se na vida da comunidade. Seu encontro com o carisma do Movimento dos Focolares ocorreu neste contexto. Ficou fascinada com o projeto: “Que todos sejam um”. E, com uma escolha pessoal de Deus que descobriu como amor, correspondeu com um percurso comunitário na experiência concreta de igreja que viveu na paróquia de Vallo.

Entrevistada um dia sobre a comunidade da paroquia à que pertencia afirmou: Para nós, jovens, é útil, e muito, porque sentimos a exigência de ter uma família na qual todos se gostam e entendem nossos problemas. Não falo da família biológica, claro, falo de uma família espiritual, na qual nossas dificuldades encontram respostas, ajudando -nos uns aos outros a viver a Palavra de Vida e a amar Jesus Abandonado.

Faleceu em 10 de julho de 1970, em um incidente doméstico. O exemplo de vida de Maria Orsola suscitou imediatamente um grande interesse e em 17 de julho de 1997, a Santa Sé concedeu o Nihil Obstat para o inicio da causa de beatificação. O reconhecimento das virtudes heroicas abre, agora, a fase sucessiva.

 

Perfil biográfico e espiritual de Maria Orsola Bussone

 

Atualizado em 20 de março de 2015

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também