Movimento dos Focolares

A guerra é um homicídio em massa

Dez 31, 2012

Alguns pensamentos do livro de Igino Giordani, 'A inutilidade da guerra'

“A guerra é um homicídio em massa”.

“Como a peste serve para contaminar, a fome para deixar famintos, assim a guerra serve para matar”.

“Se você quer a paz, prepare a paz”.

“Somente os loucos e os incuráveis podem desejar a morte – escreve. E morte é a guerra”.

“Não creio que tenha existido algum Chefe de Estado, que tenha admitido fazer uma guerra com o objetivo de roubar; sempre declararam fazê-la por motivos mais nobres, mais altruístas, mais idealistas do que os outros. E – por puerilidade do ódio – sempre a avidez é atribuída ao inimigo e o idealismo ao amigo”.

“Ama-se os inimigos: esta é a posição do cristianismo. Se iniciássemos uma política da caridade descobriríamos que ela coincide com a mais iluminada racionalidade, e se revela, também econômica e socialmente, um serviço”.

“Para merecer o nome de filhos de Deus, os cristãos devem trabalhar pela paz”.

“Nós devemos organizar a paz assim como os outros organizaram a guerra”.

“A obra pacificadora começa por mim e por você…”.

Igino Giordani, L’inutilità della guerra, publicado pela Città Nuova, Roma 2003

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

No dia 20 de junho de 2026, será o primeiro aniversário da partida de Maria Voce Emmaus, primeira presidente do Movimento dos Focolares (2008-2021) depois da morte de Chiara Lubich. Fizemo-nos uma pergunta: como Emmaus vivia a unidade no dia a dia? As focolarinas que fizeram parte do focolare dela nos últimos anos contaram alguns fatos, pequenos eventos, que mostram o quanto o amor recíproco vivido em todas as circunstâncias é a base para merecer a unidade como dom de Deus.

O próximo por trás da telinha

O próximo por trás da telinha

O reencontro com os colegas do ensino médio. Um grupo de whatsApp e a iniciativa de ir além da tela do celular.