Movimento dos Focolares

Humanae vitae faz 50 anni

Jul 26, 2018

«Cinquenta anos depois da publicação, a encíclica Humanae vitae de Paulo VI se apresenta aos olhos dos homens de hoje de modo completamente diferente: em 1968 era um documento corajoso – e, portanto, contestado – que ia contra o ar que se respirava na época, o da revolução sexual, para realizar a qual eram fundamentais […]

«Cinquenta anos depois da publicação, a encíclica Humanae vitae de Paulo VI se apresenta aos olhos dos homens de hoje de modo completamente diferente: em 1968 era um documento corajoso – e, portanto, contestado – que ia contra o ar que se respirava na época, o da revolução sexual, para realizar a qual eram fundamentais um contraceptivo seguro e também a possibilidade de aborto. Era também a época em que os economistas falavam de “bomba humana”, isto é, do perigo de superpopulação que ameaçava os países ricos e podia diminuir a prosperidade deles», escreve Lucetta Scaraffia no jornal Avvenire. Mas hoje o mundo mudou, conclui, por isso seria preciso relê-la com um olhar diferente e como um “evento profético”. A encíclica foi publicada no dia 25 de julho de 1968, no sexto ano do pontificado de Paulo VI, suscitando muitas reações contrastantes.  

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

No dia 20 de junho de 2026, será o primeiro aniversário da partida de Maria Voce Emmaus, primeira presidente do Movimento dos Focolares (2008-2021) depois da morte de Chiara Lubich. Fizemo-nos uma pergunta: como Emmaus vivia a unidade no dia a dia? As focolarinas que fizeram parte do focolare dela nos últimos anos contaram alguns fatos, pequenos eventos, que mostram o quanto o amor recíproco vivido em todas as circunstâncias é a base para merecer a unidade como dom de Deus.

O próximo por trás da telinha

O próximo por trás da telinha

O reencontro com os colegas do ensino médio. Um grupo de whatsApp e a iniciativa de ir além da tela do celular.