Movimento dos Focolares

Pentecostes

Mai 19, 2018

A festa cristã da efusão do Espírito Santo sobre Maria e os discípulos de Jesus é celebrada no “Pentecostes”, isto é, 50 dias após a Páscoa. Lê-se nos Atos dos Apóstolos: «Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, […]

A festa cristã da efusão do Espírito Santo sobre Maria e os discípulos de Jesus é celebrada no “Pentecostes”, isto é, 50 dias após a Páscoa. Lê-se nos Atos dos Apóstolos: «Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa (…) e ficaram todos cheios do Espírito Santo» (Atos 2, 1-4). Escreve Chiara Lubich, referindo-se ao carisma da unidade: «O Espírito Santo é a dádiva feita por Jesus a nós, para que sejamos um, como Ele e o Pai. Sem dúvidas o Espírito Santo estava em nós também antes, porque cristãos; mas aqui houve uma nova iluminação, uma manifestação nova Dele dentro de nós, que faz de nós partícipes e atores de uma nova Pentecostes, junto a todos aqueles movimentos eclesiais que tornam novo o rosto da Igreja».

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

No dia 20 de junho de 2026, será o primeiro aniversário da partida de Maria Voce Emmaus, primeira presidente do Movimento dos Focolares (2008-2021) depois da morte de Chiara Lubich. Fizemo-nos uma pergunta: como Emmaus vivia a unidade no dia a dia? As focolarinas que fizeram parte do focolare dela nos últimos anos contaram alguns fatos, pequenos eventos, que mostram o quanto o amor recíproco vivido em todas as circunstâncias é a base para merecer a unidade como dom de Deus.

O próximo por trás da telinha

O próximo por trás da telinha

O reencontro com os colegas do ensino médio. Um grupo de whatsApp e a iniciativa de ir além da tela do celular.