Movimento dos Focolares

Quem são os santos?

Nov 1, 2015

O teólogo alemão Klaus Hemmerle (1929 - 1994) descreve o perfil dos santos numa homilia de 1993, quando era bispo de Aachen (Alemanha). Refere-se aos santos anônimos, desconhecidos para a maioria das pessoas, mas mais do que célebres diante do olhar de Deus.

Klaus-Hemmerle«Quem são os santos? Não são inacessíveis figuras superhumanas de uma cristandade que pretende desanimar, abater os medíocres, como nós. Não são os altos cumes, inacessíveis a tal ponto que, para pessoas como nós, é melhor permanecer-lhes aos pés e ‘acomodar-se’ na planície. Os santos são os pequenos, os verdadeiramente pequenos. Aqueles que Jesus proclama bem-aventurados no Sermão da Montanha, os pobres e os aflitos, os mansos e aqueles que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos e os puros de coração, os construtores de paz e os perseguidos por causa da justiça. Homens que colocam a si mesmos e o próprio destino nas mãos de Deus – e deste modo a mão de Deus tem liberdade para fazer do seu destino algo que seja uma bênção para o mundo. Vivem com Deus e vivem por nós – e nós podemos viver com eles. O seu exemplo é um passado que nos arrasta, a vida deles com Deus é presente que nos acolhe numa comunhão para a qual a morte não pode por limites, a sua bem-aventurança é futuro que nos convida e nos infunde coragem». Klaus Hemmerle, La luce dentro le cose, Città Nuova Editrice, 1998, pág. 339

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

No dia 20 de junho de 2026, será o primeiro aniversário da partida de Maria Voce Emmaus, primeira presidente do Movimento dos Focolares (2008-2021) depois da morte de Chiara Lubich. Fizemo-nos uma pergunta: como Emmaus vivia a unidade no dia a dia? As focolarinas que fizeram parte do focolare dela nos últimos anos contaram alguns fatos, pequenos eventos, que mostram o quanto o amor recíproco vivido em todas as circunstâncias é a base para merecer a unidade como dom de Deus.

O próximo por trás da telinha

O próximo por trás da telinha

O reencontro com os colegas do ensino médio. Um grupo de whatsApp e a iniciativa de ir além da tela do celular.