Promover a “cultura do encontro”

Focus
 

21 de maio de 2013

O empenho do Movimento dos Focolares na conclusão do encontro de Pentecostes

«Estamos todos empenhados em viver ao pé da letra o que o senhor disse, especialmente a ir ao encontro dos homens para que os homens encontrem Cristo». Assim Maria Voce se dirigiu ao Papa hoje de manhã para expressar a gratidão de todo o Movimento pela Jornada de Pentecoste, depois da Missa, na Casa Santa Marta. “Isso é necessário – respondeu o Papa –, a cultura do encontro!”.

A breve saudação foi o epílogo de alguns dias muito intensos vividos em função do encontro dos duzentos mil membros de Movimentos e Agregações leigas com o Papa Francisco.

Maria Voce expressou em nome do Movimento “uma grande alegria tanto por ter participado, quanto e, sobretudo, por ter contribuído a doar ao Papa a certeza da vivacidade e da força vital na Igreja”. Na conclusão da vigília de sábado, ela teve a ocasião de assegurar-lhe que “o Movimento quer dar este testemunho de cristianismo corajoso e alegre”.

“Pentecoste 2013 – continua Maria Voce – nos presenteou uma mensagem forte por meio das palavras do Papa Francisco: “novidade, harmonia, missão”. “Causou-me particular impressão a palavra: ‘novidade’. É a que mais nos desafia”.

“Recebemos uma forte confirmação de que a nota essencial da Igreja hoje é a comunhão. E, portanto, o empenho a viver mais e melhor o específico carisma do nosso Movimento. Vivê-lo a serviço da Igreja inteira”.

Comunicado

Atualizado em 22 de maio de 2013

BF – UF

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também