Encontro dos Movimentos e Comunidades de “Juntos pela Europa” em Paris

Focus
 

7 a 9 de novembro de 2013

Os Movimentos e Comunidades que animam o projeto “Juntos pela Europa” marcaram o próximo encontro em Paris para a reunião anual dos dirigentes, do dia7 a9 de novembro. Os participantes serão cerca cento e quarenta, de quarenta e nove Movimentos.

O encontro será uma ocasião para uma troca das experiências realizadas juntos e de realizar planos para o futuro. Durante este ano foi aprofundado um dos pontos programáticos da Mensagem Final de Stuttgart 2007, pontos conhecidos como “Os sete sim” que, desde então, constituem as diretrizes para a ação de “Juntos pela Europa”:

Sim à solidariedade com os pobres e os marginalizados próximos e distantes; eles são os nossos irmãos e nossas irmãs. Pedimos aos nossos governos e à União Européia de empenhar-se decididamente pelos pobres e pelo desenvolvimento dos países desfavorecidos, especialmente aqueles da África”.

Um ponto de grande atualidade também pelos recentes dramas acontecidos no Mediterrâneo, que demonstraram a solidariedade concreta de muitos cidadãos e que incitaram as instituições nacionais e européias a realizar ulteriores passos em direção a um mundo mais fraterno.

“Juntos pela Europa” é a expressão de uma caminhada que recolhe multíplices atividades de comunidades e movimentos cristãos empenhados em favorecer reconciliação, paz e fraternidade no continente europeu. Juntos fazem com que seja mais eficaz o dom específico do qual cada um é portador. Promovem uma cultura de comunhão na liberdade e no respeito pela diversidade. Incrementam a abertura e o diálogo, especialmente com aqueles que têm grande interesse pelo futuro da Europa e a responsabilidade da mesma diante do mundo.

Atualizado em 3 de novembro de 2013

BF – LH

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também