Movimento dos Focolares

Evangelho vivido: “Envio-vos…”

Jun 1, 2017

A Palavra que queremos pôr em prática durante este mês convida-nos a continuar a missão de Jesus, vivendo para os outros. Algumas experiências sobre a partilha e a abertura.

20170601-01Batismo «Era quase a hora de jantar, quando um homem bate à porta da paróquia para marcar a data de um batismo. Como não era um paroquiano meu, pedi-lhe alguns esclarecimentos. A situação era complexa: tinha um filho de uma colega, e a sua irmã insistia que a criança tinha que ser batizada. Procuro rapidamente recolher alguns dados e despeço-me. Quando estava para sair, pensei melhor na maneira apressada com que o tinha atendido. Como tinha o seu emdereço, dirigi-me imediatamente, quase sem pensar, a sua casa: um pequeno apartamento muito desarrumado. Ficou surpreendido e alarmado: há problemas com o batismo? Tranquilizo-o: é apenas para verificar se fiquei com todos os dados necessários. Ele e a sua companheira abrem-se comigo com confiança e convidam-me para um lanche. Deste modo, soube que vivem numa situação de marginalização… Mas sobretudo recordo o meu único direito: estar ao serviço dos outros», (K, L. – Polônia) Teste «Eu tenho uma pequena loja de recordações, num bairro popular. Para mim qualquer pessoa que entra na loja é mais do que um cliente: considero importante a relação com cada um, para lá do fato querer vender. Por vezes, há quem venha apenas para me confidenciar os seus problemas. Eu procuro ouvir e, sempre que posso, digo uma palavra amiga. O meu pai faz chacota de mim: “Isto mais parece um confessionário, do que uma loja”. O fato é que o trabalho é um teste do meu ser cristã» (Raquel – Itália) Porteira «Trabalho como porteira em dois prédios onde as pessoas só se conheciam pelo sobrenome. Procurando encontrar ocasiões para construir relacionamentos, comecei por informar um casal acerca da vida da paróquia. O marido, apesar de estar afastado da Igreja, apreciou o meu gesto. Fiz também amizade com uma tailandesa que ficou muito reconhecida, tendo-me oferecido chocolates. Depois, convidei-os a todos para um churrasco: foi uma noite muito agradável, que depois repetimos várias vezes. De vez em quando, oferecia um café a quem regressava do trabalho. Gestos simples, mas pouco a pouco algumas pessoas foram sentindo a liberdade de me confidenciar coisas pessoais. Foi o caso de um inquilino que considerava a oração uma perda de tempo. Quando uma vez lhe prometi que rezaria por ele, respondeu-me: “Nunca ninguém me tinha dito isso. Não o esquecerei”. E um casal de italianos, que regressava ao seu país, antes de partir convidou todos os vizinhos a provar uma das especialidades italianas» (Maria Rosa – Suíça) O lixo «Ao sair de casa para ir para a escola, descobri na calçada em frente um cão que, procurando alimento, estava abrindo os sacos do lixo. Continuei a caminhar, sem dar importância, mas dentro de mim algo me impelia a fazer alguma coisa pelos outros. Mesmo se isso me causava vergonha, voltei atrás e coloquei os sacos no balde. Quando ia a virar a esquina, vi chegar ao longe o carro do lixo. Fiquei contente, porque no meu país, quando os homens do lixo encontram o lixo espalhado, não o apanham». (M. B. – Argentina)

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever o boletim informativo

Pensamento do dia

Artigos relacionados

Emergência sísmica na Venezuela

Emergência sísmica na Venezuela

Os donativos, angariados através da Ação para um Mundo Unido (AMU) e da Ação para Famílias Novas (AFN), servirão para fazer chegar às populações da Venezuela afetadas pelo forte terramoto de 24 de junho de 2026 ajuda de primeira necessidade e para a reconstrução das habitações.

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

A unidade, uma prioridade para Maria Voce Emmaus

No dia 20 de junho de 2026, será o primeiro aniversário da partida de Maria Voce Emmaus, primeira presidente do Movimento dos Focolares (2008-2021) depois da morte de Chiara Lubich. Fizemo-nos uma pergunta: como Emmaus vivia a unidade no dia a dia? As focolarinas que fizeram parte do focolare dela nos últimos anos contaram alguns fatos, pequenos eventos, que mostram o quanto o amor recíproco vivido em todas as circunstâncias é a base para merecer a unidade como dom de Deus.

O próximo por trás da telinha

O próximo por trás da telinha

O reencontro com os colegas do ensino médio. Um grupo de whatsApp e a iniciativa de ir além da tela do celular.