Aldo Stedile, ‘Fons’ (1925-2013)

Focus
 

30 Setembro 2013

Aldo Stedille, focolarino, deixou-nos na manhã do dia 30 de setembro, com a idade de 88 anos. Ele foi um dos primeiros a seguir Chiara Lubich no início do Movimento, constituindo com três outros jovens o primeiro focolare masculino em Trento, em 1949.

“Do seu seio [daquele que crê em mim] jorrarão rios de água viva” (Jo 7,38): desta frase que orientou a sua vida lhe foi atribuído o nome “Fons”, (do latim, fonte), nome com o qual é conhecido por todos no Movimento.

No início da década de 1960, ele foi pioneiro na difusão dos Focolares na Suíça, Áustria e Alemanha, onde viveu vinte anos. Junto a Bruna Tomasi, co-responsável com ele do Movimento na Europa central, deram origem à cidadezinha ecumênica de Ottmaring, nas proximidades de Augsburg, na Alemanha. Em 1963 ele foi ordenado sacerdote.

No início da década de 80 ele assumiu a direção do setor dos Voluntários de Deus. No início do ano 2000 assumiu diversas funções no Conselho Geral do Movimento, antes da manifestação da doença que, aos poucos, o debilitou.

O falecimento de Aldo Fons aconteceu no momento em que estão presentes no Centro Internacional dos Focolares cerca de duzentos participantes do encontro anual dos Delegados nas várias regiões do mundo. Na capela do Centro Internacional do Movimento, em Rocca di Papa, onde o corpo está sendo velado, ele recebe uma homenagem do mundo inteiro, comovida e plena de gratidão, pelo seu testemunho de alegre e autêntico discípulo do carisma da unidade.

O funeral será realizado no dia 2 de outubro, quarta-feira, às 15h, no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo, próximo a Roma.

Atualizado em 2 de outubro de 2013

UF – BF

Serviço de Informação dos Focolares (SIF)

Veja também