Movimento dei Focolari

Repercussões sobre Chiara Luce Badano no mundo

Ott 25, 2010

Uma viagem entre os depoimentos daqueles que viveram a beatificação de Chiara Badano. No próximo dia 29 de outubro, no Santuário do Divino Amor, em Roma, será celebrada a Santa Missa para a nova bem-aventurada.

 

«Quem poderá cancelar da alma o momento extraordinário que vivemos juntos?», escrevem de Brasília. Esta é apenas uma da muitas, muitíssimas impressões que chegaram após o dia 25 de setembro, dia no qual Chiara Luce Badano foi proclamada bem-aventurada.Um dia inesquecível para as 25 mil pessoas presentes, mas também para os milhares que acompanharam o evento, em muitos ângulos do planeta. De Madri disseram: «Comoveu-me ver pessoas de tantos países reunidas pela simples e intensa vida de uma jovem». «A festa de beatificação era como um encontro que se vive aqui, na terra, e também lá, no Céu – referiram da Eslováquia –. Em mim ficou principalmente o pensamento que vale a pena viver bem a única vida que temos»

Foram muitos os que acompanharam os três momentos, do rito, da festa na Sala Paulo VI e a missa em ação de graças, por meio da TV ou na internet. Em Joanesburgo, por exemplo, as gen (jovens do Movimento dos Focolares) passaram todo o fim de semana juntas, para seguir o evento pela web. Até na Sibéria puderam ver a celebração, ao vivo. No Brasil, por meio das transmissões de três redes de televisão católicas, internet e rádio, foram alcançadas mais de 900 mil pessoas.

Em muitos lugares foram feitas celebrações simultâneas. Na região de Belém, norte do Brasil, estiveram presentes 10 mil pessoas, nas 17 missas em ação de graças. Só em Teresina, onde o evento foi inserido no contexto do Congresso Eucarístico Diocesano, eram cerca de 4 mil, na missa celebrada por d. Dimas, secretário da CNBB, e uma vigília para os jovens. Também na Ilha Reunião, no Oceano Índico, mil pessoas recolheram-se em uma igreja, e falaram deste momento inesquecível vivido na missa por Chiara Luce. Uma grande festa foi organizada em Bujumbura, no Burundi e, ainda na África, cerca de mil pessoas reuniram-se na Mariápolis Piero, no Quênia.

Mas mesmo com a distância de alguns dias as repercussões não diminuíram. De Malta contam: «Estamos ainda no aeroporto, depois de ter vivido dias maravilhosos e cheios de alegria. Foi uma experiência inesquecível, uma experiência de Deus que tocou os corações deixando o desejo sincero de santidade, com o exemplo de Chiara Luce». E ainda um pensamento do Iraque: «A beleza da sua santidade é que não era uma consagrada, mas era santificada graças ao seu sim cotidiano à Vontade de Deus». Enfim, sempre do Oriente Médio, em especial da Jordânia: «Obrigada, Chiara Luce, por ter acordado a nossa consciência. Como nas olimpíadas é passado o bastão, assim você doou a felicidade e a alegria do Céu a todos os jovens do mundo».

O dia 29 de outubro é o indicado pela Igreja para recordar, na liturgia do dia, a bem-aventurada Chiara Badano. Nesta próxima sexta feira, no Santuário do Divino Amor (Roma), onde foi realizada a cerimônia de beatificação, no dia 25 de setembro, está prevista uma celebração de festa.
 

 

No Brasil, por meio das transmissões de três redes de televisão católicas, internet e rádio, foram alcançadas mais de 900 mil pessoas.

 

 

 

 

 

 

0 commenti

Invia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *


Iscriviti alla Newsletter

Pensiero del giorno

Articoli Correlati

“Siate la buona novella per il vostro Paese”

“Siate la buona novella per il vostro Paese”

Il viaggio del Papa in Algeria, Camerun, Angola e Guinea Equatoriale ha segnato una pietra miliare per queste terre dalle quali Leone XIV ha lanciato messaggi forti di pace e solidarietà per il continente africano, e non solo.

Papa Francesco: un’eredità che continua

Papa Francesco: un’eredità che continua

A un anno di distanza dalla morte di papa Francesco, partito per il Cielo il lunedì di Pasqua 2025, ricordiamo, attraverso questo breve video, alcuni momenti che raccontano il rapporto di amicizia con il Movimento dei Focolari, le visite, gli incontri e il suo sguardo fraterno che ha accompagnato e sostenuto questa realtà durante il suo Pontificato.

Con Papa Leone per il dialogo e la pace

Con Papa Leone per il dialogo e la pace

“Non sono un politico, parlo di Vangelo (…) ai leader del mondo dico: basta guerre”. Papa Leone XIV inizia il suo viaggio in Africa, rispondendo ai giornalisti sull’aereo di rotta verso la prima tappa in Algeria. Un impegno instancabile e coraggioso per la pace al quale il Movimento dei Focolari esprime pieno sostegno. E di pace e dialogo interreligioso parlavano molte delle testimonianze offerte al Papa, tra di esse quella della comunità dei Focolari.